13 de nov de 2016

Tosse

1. Por que tossimos?

Todo mundo tosse, pois tossir não é doença. A tosse é um mecanismo de defesa, normal em qualquer ser humano e útil para expulsar agentes estranhos das vias respiratórias, como por exemplo, poeira, tabaco, muco,etc. No entanto, a tosse também pode ser um sintoma de doença.Portanto, a tosse funciona como um “barulho” produzido pelo organismo para mostrar que algo não vai bem nas vias respiratórias.


2. Quais as principais causas de tosse?

As causas mais comuns são:
-doenças alérgicas (asma ou bronquite, rinite, sinusite, laringites, traqueítes)
-infecções virais (gripes, resfriados, coqueluche, sarampo) - -infecções bacterianas (sinusite, pneumonias, tuberculose), - refluxo gastro esofágico,
-certos medicamentos,
-doenças pulmonares crônicas
-corpos estranhos aspirados pela pessoa.
A fumaça do cigarro causa tosse, tanto para o fumante como para as pessoas que convivem com ele (tabagismo passivo). A Organização Mundial de Saúde cunhou uma frase que se tornou célebre:  
“Pais fumantes = filhos tussidores”.3. De que maneira a tosse pode ser sinal de asma?

A tosse faz parte do quadro clínico da asma clássica, associada à falta de ar, cansaço e sensação de chiados no peito. Mas, em alguns casos, a tosse pode ser a única manifestação da asma (ou bronquite).
As crises de asma podem se iniciar com uma tosse após exercícios ou ao riso. Este dado é importante, pois é o momento de tratar para que não progrida para crises fortes.


4. Sinusite provoca tosse?

A tosse pode acompanhar a rinite alérgica e a sinusite, principalmente em resposta ao gotejamento de secreção do nariz para a garganta, irritando os receptores ali situados.
Este tipo de tosse pode ser reconhecido pela presença de sintomas nasais como espirros, coriza hialina ou mucosa, prurido nasal, ocular, coceira no palato, pigarro, além de história familiar e pessoal atópica. Uma característica importante é que a tosse causada pela rinossinusite piora à noite ou quando a pessoa se deita5. Refluxo do estômago pode fazer tossir?

O refluxo gastro-esofágico consiste na regurgitação do conteúdo do estômago para o esôfago e pode atuar como causa de tosse. Também pode ser um fator agravante de asma.
Em alguns casos, o diagnóstico é facilitado pela presença de outros sintomas, como azia, dor (no peito ou na barriga), enjôo e vômitos. Mas, uma grande parte das vezes pode ser silencioso, sem que a pessoa perceba.
Em crianças pequenas, o refluxo pode ser causado pelo mau hábito das mamadas noturnas. Por isso, é sempre bom lembrar que crianças nunca devem mamar deitadas e que só devem deitar pelo menos uma hora após mamar.


6. É verdade que remédios que podem provocar tosse?

Sim. Alguns remédios usados para tratar a hipertensão, chamados de inibidores da ECA podem provocar tosse seca moderada ou severa, de predominância noturna. Os betabloqueadores podem induzir asma e tosse em pessoas susceptíveis.

7. A tosse pode ser de origem emocional?

Sim. A tosse pode surgir, na criança e no adulto, como consequência de perturbações emocionais. Em geral, apresenta-se como tosse alta, seca, irritativa, bastante incômoda, porém desaparecendo durante o sono.
Postar um comentário