20 de set de 2016

O que comer no café da manhã?

Muitas pessoas tem dúvidas do que comer pela manhã. Já foi o tempo em que uma mesa farta, um “café da manhã de novela” (com suco de laranja, mamão, pão, frios, bolo) era considerada o café da manhã ideal para a saúde.
Para você ter uma ideia, hoje em dia já existem muitos estudos de que às vezes o melhor para o corpo é simplesmente não comer, fazer jejum. Sim, isso contraria tudo que você ouviu falar nos últimos anos, mas muitas pessoas já adotam a prática do jejum intermitente, esse jejum por um período curto, tem o poder de desintoxicar o corpo.
Mas não é necessário adotar nenhuma solução extrema; Se você não abre mão de se alimentar de manhã, vou dar algumas dicas do que é melhor para te fornecer a energia necessária para ter um dia ativo e produtivo.

Macronutrientes

Hoje se entende que a melhor alimentação para a manhã são as proteínas e as gorduras saudáveis. Evite centrar seu café da manhã em carboidratos. Ao comer carboidratos pela manhã, eles até fornecem um pico de energia, mas depois você vai se sentir mais cansada e sonolenta, isso não acontece se você comer proteínas e gorduras, que proporcionam uma liberação de energia mais lenta e continuada; ideal para manter a energia ao longo do dia.
Para os carboidratos, o ideal é deixá-los para mais tarde, inclusive no período da noite. Eles vão te ajudar a dormir melhor. Aliás, essa ideia que não se deve comer carboidratos à noite é o mais comum dos mitos de alimentação que se disseminaram nos últimos anos.

Sugestões de alguns alimentos para o café da manhã

Nosso cafezinho, especialmente no inverno, não poderia faltar. O café é uma bebida incrível para começar o dia. A cafeína melhora o humor, o estado de alerta e o desempenho mental. Mesmo pequenas quantidades de cafeína podem alcançar esses efeitos. Se possível, o ideal não é tomar o café imediatamente ao acordar, e sim esperar pelo menos meia hora, quando o hormônio cortisol já diminuiu e a cafeína faz mas efeito.
O café também é rico em antioxidantes, que reduzem a inflamação, protegem as células que revestem os vasos sanguíneos e diminui o risco de diabetes e doenças hepáticas. Prefira os cafés em grãos para moer na hora e sem açúcarO ovo é um dos alimentos mais saudáveis que existem. Possui gorduras benéficas e proteínas. Estudos têm demonstrado que comer ovos no café da manhã aumenta a sensação de saciedade e ajuda a manter o nível de açúcar no sangue constante. As gemas contêm luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes ajudam a prevenir distúrbios oculares como catarata e degeneração macular.
Os ovos são também uma das melhores fontes de colina, um nutriente que é muito importante para a saúde do cérebro e do fígado. Vai te alimentar e te deixar nutridoOutra ótima maneira de começar o dia é com um shake ou smoothie de proteína. Você pode usar a whey protein (soro do leite), proteína do ovo, arroz, ou proteína de ervilha.
A proteína de soro de leite é absorvida mais rapidamente pelo seu corpo. É mais nutritiva e benéfica. A Whey protein ajuda a preservar a massa muscular durante a perda de peso e o envelhecimento. Experimente um shake de proteínas com algumas opções como cacau, frutas, castanhas, óleo de coco e sementes para fornecer fibras e antioxidantes
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