25 de mar de 2016

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor NutricionalVocê já experimentou ou pelo menos já ouviu falar no amaranto? O grão de amaranto se destaca por ser excepcionalmente bem balanceado nutricionalmente.
A planta amaranto é da família Amaranthaceae (relacionada com acelga, quinoa, beterraba e espinafre). Produz milhares de sementes minúsculas que, na verdade, compõem este produto parecido com um grão como o arroz. Embora ainda não seja comumente usado em dietas brasileiras, está ganhando em popularidade pelo seu valor nutritivo.

Propriedades Nutricionais do Amaranto

Resumidamente, ele é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
O amaranto se destaca por ser rico em proteínas com alto valor biológico, tornando-se uma ótima opção para vegetarianos e praticantes de atividades físicas. É uma fonte de lisina, um aminoácido extremamente importante. O teor de proteína do amaranto se compara ao do leite, porém, é muito mais facilmente digerido. Também apresenta albumina e globulinas (proteínas primárias), que quando comparadas às prolaminas do trigo, apresentam-se muito mais solúveis e digeríveis.
O alimento ainda possui mais cálcio que a maiorias dos outros cereais. Além disso, como ele possui baixas quantidade de ácido fítico, taninos e oxalatos, a biodisponibilidade do cálcio é alta, ou seja o mineral consegue ser bem aproveitado pelo organismo.
O cálcio, juntamente com o magnésio e o fósforo — presentes em altas quantidades no amaranto — são bons para a saúde dos ossos e dentes. O alimento conta também com boas quantidades de ferro. A deficiência de ferro pode levar à anemia, tornando o amaranto um protetor ideal.
O importantíssimo zinco também está presente no cereal e é importante para a ação de diversas enzimas.
Outro nutriente importante que o amaranto possui são as fibras que ajudam no emagrecimento, pois proporcionam saciedade, e ainda melhoram o trânsito intestinal. O amaranto ainda conta com a vitamina C, nutriente que contribui para o sistema imunológico. Além de suas propriedades nutricionais, as sementes de amaranto contêm compostos fitoquímicos, entre eles a rutina, o nicotiflorin e peptídeos, que ajudam a reduzir a hipertensão.
Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional

Benefícios do Amaranto

  • Controla a pressão arterial: Os peptídeos do amaranto inibem o funcionamento de enzimas encarregadas de elevar a pressão arterial. Assim, ocorre a melhor regulação da pressão. As principais complicações da pressão alta são o acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.
  • Ajuda na perda de peso: Este benefício ocorre porque o amaranto é rico em fibras solúveis. Ao entrar em contato com o líquido no interior do estômago, o nutriente forma uma espécie de gel que dilata o órgão e proporciona saciedade. As fibras também irão contribuir para o melhor funcionamento do intestino.
  • Ajuda no ganho de massa muscular: Este benefício ocorre porque o amaranto possui boas quantidades de proteínas, que tem a função de reparar as microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se prática atividades físicas e proporcionar a formação de novas células musculares. 
  • Faz bem ao coração. Os estudos realizados até o momento mostram que o amaranto é rico em fitoesterois e tem ótimo potencial para reduzir o colesterol ruim e o triglicerídeos; Possui ainda um antioxidante chamado esqualeno, responsável pela inibição da produção da enzima que é responsável pela síntese do colesterol ruim, e isso sem prejudicar a produção do colesterol HDL (bom).
  • Livre de glúten: Essa é uma excelente opção para os celíacos, ou aquelas pessoas que apresentam intolerância a ele. A utilização da semente de amaranto aumenta o valor nutricional das receitas, sem agregar as inconveniências do glúten.
  • Devido às suas propriedades antioxidantes, esta semente previne o envelhecimento precoce, o surgimento de doenças do coração e o desenvolvimento de câncer, fortalecendo o sistema imunológico.

Amaranto em Flocos

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional
O amaranto em flocos é o mais fácil de ser encontrado e é semelhante aos flocos da aveia. Pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas e vitaminas.

Amaranto em Grãos

Amaranto: Grão de Altíssimo Valor Nutricional
O amaranto em grão pode ser cozido como um cereal quente ou misturado com outros grãos como o arroz. O grão pode também ser colocado no forno para fazer um snack crocante. Assim como a quinoa, as receitas que são usadas para o arroz também funcionam para o amaranto, bastando apenas substituir o arroz pelo amaranto. Você pode ainda juntar parte de amaranto e parte de quinoa para uma receita inovadora, saborosa e nutritiva.
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