3 de dez de 2015

O que é Hemoglobina:

A hemoglobina é uma proteína que está presente no interior das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) e que tem como função principal transportar o oxigênio dos pulmões para as células do corpo. É a hemoglobina que dá a cor vermelha aos glóbulos vermelhos.
A palavra "hemoglobina" vem do grego Haima = sangue e Globina, abreviação de Globulina, do latim Globus = bola, talvez pela forma arredondada das hemácias
Quanto à sua estrutura molecular, a hemoglobina é composta por um pigmento heme com ferro no seu interior e uma proteína chamada globina, formada por dois pares de cadeias polipeptídicas. Estas cadeias combinam-se entre si, dando origem a diferentes moléculas de hemoglobina.

Hemoglobina e Anemia

A anemia ocorre quando a quantidade de hemoglobina ou hemácias está abaixo do normal, podendo surgir como resultado da falta de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Hemoglobina Glicada

Hemoglobina glicada ou glicosilada é um tipo de hemoglobina, naturalmente presente nos glóbulos vermelhos e que é útil para identificar altos níveis de glicemia durante períodos prolongados.
Este tipo de hemoglobina é formada a partir de reações não enzimáticas entre a hemoglobina e a glicose.
Postar um comentário