2 de dez de 2015

É possível se antecipar e prevenir uma traição?

"Pessoas em relacionamento sério, muito comprometidas em seus sentimentos, se veem suscetíveis à possibilidade de ter a confiança ameaçada. Jamais conseguiremos nos antecipar à traição ou garantir que ela não aconteça, mas é possível criar uma estrutura de relacionamento na qual, pelo menos, essa atitude não seria cabível."

A traição é hoje tema de muitas discussões e polêmicas. Afinal, é uma situação cada vez mais vivida pelas pessoas envolvidas em um relacionamento e que em geral traz consequências catastróficas, quando não, destruidoras para o par.
Portanto, mais do que oportuno, considero essencial que as pessoas tenham clareza sobre como se posicionar frente a esse tema, pois dentro de um relacionamento, essa pode ser uma questão decisiva sobre perspectiva de futuro do mesmo.
Em primeiro lugar, sugiro que você faça uma boa reflexão sobre o assunto para poder criar um conceito a respeito; segundo, é um tema delicado, porém não menos importante para um bom relacionamento. Afinal, envolve visão e enfrentamento de situações que podem representar uma crise entre o casal.

Existem situações em que a traição é decorrente de divergências e brigas entre as partes; isso provoca desentendimentos e distanciamentos que podem favorecer a busca por outra pessoa, seja por um momento crítico, por buscar um amparo afetivo ou simplesmente para desabafar angústias e mágoas. Porém, essa busca, por uma pessoa próxima ou mesmo desconhecida, pode acarretar num fator de interferência direta para a própria resolução dos conflitos conjugais, portanto deve ser evitada.

Não existem fórmulas para evitar ou prevenir a traição. Porém, pode-se ter alguns cuidados que contribuem para diminuir essa brecha:

1º) Cuide sempre do seu par, atenção nunca é demais e certamente é uma agradável manifestação de carinho. Falei em cuidar e não em vigiar!

2º) Zele pela boa convivência; viver bem-humorado um com outro pode ser uma boa receita contra o desgaste no cotidiano.

3º) Sentimentos nunca devem ser negligenciados, eles devem ser sempre manifestados, tanto os bons quanto aqueles que sejam duros ou difíceis. Para o conforto de ambos, é importante que sejam acolhidos e amparados pela outra parte.

4º) Não ignore ou subestime as brigas, elas são importantes tanto para resolver diferenças como para entrar em contato com valores e sentimentos do outro.

5º) Ao perceber um distanciamento entre ambos, não permitam que isso perdure por mais de dois ou três dias; levantem a questão, não para cada um defender sua visão ou argumentar com novas ideias, mas para conversar e chegar a um consenso sobre o assunto. Entendimento não significa vitória de um ou de outro, mas sim do casal.

6º) Caso perceba a possibilidade de uma traição acontecer ou de que essa esteja acontecendo, manifeste-se imediatamente, as situações se resolvem melhor quando tratadas na hora, com transparência, sinceridade e clareza.
Postar um comentário