3 de dez de 2015

Bom dia * Fiz o exame de sangue de traquina* ( parte 1)

Fiz o exame de sangue dele no dia 17/11/2015 e hoje recebi o resultado como não entendo nadica de nada vou amostra o pediatra dele mas fui na net e vou da cada significado do que esta no papel :
Eritrograma o que é ? O Eritrograma corresponde à análise das células vermelhas, ou seja, permite o estudo dos eritrócitos. Seu estudo pode evidenciar alterações patológicas relacionadas ao sistema eritropoético, como por exemplo, eritrocitoses, eritremias e anemias.


Para tanto, o laudo de eritrograma deve incluir os resultados da hematimetria, hemoglobinometria, hematócrito, índices hematológicos e uma observação microscópica dos glóbulos vermelhos conforme Vallada (2002, p.45). A hematimetria consiste na contagem de eritrócitos em uma câmara que permita uma contagem reticular e expressar os resultados obtidos em mm³. Os valores de referência para homens a partir de 16 anos são 4.500.000 a 6.700.000 de hemácias por mm³ e paramulheres a partir de 16 anos é de 3.900.000 a 5.900.000 de hemácias por mm³. A hemoglobinometria consiste na dosagem de hemoglobina expressa em gramas por 100 ml de sangue. Para sua determinação utiliza-se o espectrofotômetro sob o comprimentode onda de 540 nm.


O hematócrito visa realizar a leitura do percentual de glóbulos sedimentados, que representa a quantidade de glóbulos vermelhos existentes em 100 ml de sangue total, cujo valor é obtido pela centrifugação. Segundo Vallada (2002), os índices hematológicos são determinados em função do número de eritrócitos, taxa de hemoglobina e o valor do hematócrito em relação ao sangue do próprio paciente e calculado de forma a obter o Volume Corpuscular Médio (VCM), Hemoglobina Corpuscular Média (HCM), Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM).


A finalidade da confecção do esfregaço sanguíneo é permitir o estudo visual da morfologia celular, sua contagem e alterações qualitativas e quantitativas não detectadas pelos cálculos de taxas e índices e meios mecânicos utilizados (VALLADA, 2002, p.05). As lâminas devem estar limpas, desengorduradas e bem secas, além disso, o canto da lâmina que se irá proceder ao esfregaço deve ter bordas laterais cortadas para evitar o acúmulo de sangue nas laterais. Como é realizado e o que ele avalia espero que ajude a entender melhor e vamos par o próxima etapa*
Postar um comentário