5 de nov de 2015

Pantogar: Fortalecimento e Tratamento da Queda de Cabelo

Olá meninas! Para quem não conhece, aqui no blog tem vários artigos sobre queda de cabelo. Há bastante tempo que muitas leitoras comentam sobre um tratamento em especial, o Pantogar. Para algumas fazia efeito, para outras não. Por isso, é importante saber em que casos exatamente o Pantogar é indicado.

O que é o Pantogar?

Pantogar é um complexo de substâncias (vitaminas, aminoácidos, queratina e leveduras) utilizado no tratamento da queda de cabelo. Essas vitaminas ajudam a melhorar a estrutura do cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco, seco e sem cor), cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV, prevenção do aparecimento de fios brancos. Desordens no crescimento das unhas (unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis).
Para que o uso do Pantogar seja eficaz, é preciso tomar por um período de 3 a 6 meses. O Pantogar não ajuda para tratamentos de alopecia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina). Porém, o Pantogar ajuda a fortalecer os cabelos.
Existe algumas farmácias de manipulação que vendem o complexo vitamínico pronto, mas o ideal é que se consulte um médico para saber se é necessário ou não a suplementação.

Fórmula do Complexo Vitamínico Pantogar

Queratina20 mg
Cistina20 mg
Ácido Aminobenzóico20 mg
Pantotenato de Cálcio60 mg
Nitrato de Tiamina60 mg
Levedura Medicinal de Cerveja100 mg

Para que serve cada componente?

Queratina: É o principal componente de todos os fios e elemento fundamental para um cabelo saudável. A queratina faz parte também da camada mais externa da pele e outras estruturas. Ela dá força e resistência a essas estruturas e ajuda a proteger o nosso corpo (e o interior do cabelo) dos elementos externos. Saiba mais sobre a importância da queratina para os cabelos.
Cistina: principal componente da queratina do cabelo promove o funcionamento natural da raiz capilar e tem efeito antioxidante, agindo como um depurador de radicais. A cistina é um derivado da cisteína, um aminoácido não essencial. Ambas participam da formação das ligações químicas que determinam se o fio é liso ou cacheado.
Ácido aminobenzóico: tem efeito positivo sobre a pigmentação do cabelo, evitando o surgimento prematuro de fios brancos. A substância é utilizada em alguns protetores solares (por ser capaz de proteger da radiação ultravioleta B) e no tratamento de algumas doenças (como o vitiligo). Ela também estimula a produção de ácido fólico (vitamina B9) na flora intestinal.
Pantotenato de cálcio: (vitamina B5) fortalece o metabolismo energético da reprodução celular, estimula a divisão celular e fortalece a regeneração das células existentes. A vitamina B5 é fundamental para várias atividades no nosso corpo (processamento dos nutrientes, produção de hormônios e células vermelhas do sangue.
Tiamina: (vitamina B1) aumenta a atividade metabólica da raiz do cabelo. No nosso corpo, ela também é útil na prevenção de distúrbios metabólicos, da catarata, de doenças renais e no controle das dores associadas ao período menstrual. Outros possíveis benefícios são o fortalecimento do sistema imunológico, alívio dos sintomas de stress e tratamento de alguns problemas digestivos.
Levedura de cerveja: propicia oligoelementos e vitaminas, ativa o metabolismo e estimula a formação de novas células capilares. Essa levedura é a de cerveja (ou levedo de cerveja), que costuma ser comercializada como suplemento alimentar em forma de pó ou comprimidos. O levedo é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e vários minerais como cálcio, ferro, cobre, cobalto e iodo. (saiba mais sobre o suplemento alimentar de levedo de cerveja, muito interessante).

Pantogar faz o cabelo crescer mais rápido?

Não necessariamente. A promessa do produto é ajudar nos casos de queda de cabelo difusa, fazendo com que os folículos retornem para a fase anágena (de crescimento). Isso significa que quem ficou com os cabelos mais “ralos” por causa da queda de cabelo deve recuperar a densidade dos fios ao longo do tratamento, mas não que os cabelos vão crescer mais rápido.

Pantogar recupera o cabelo que já cresceu?

Não. O Pantogar não atua sobre a haste do cabelo já crescido: seu efeito acontece no folículo capilar (que fica abaixo da pele) e afeta apenas a parte do fio que está nascendo durante o tratamento. Se a extensão do cabelo está ressecada ou quebradiça, o Pantogar não vai recuperá-lo, mas o cabelo que nascer a partir do início do tratamento deve ser mais forte e resistente.

Para que serve então?

A maneira correta de se interpretar os resultados do tratamento com Pantogar é olhando para a raiz, não para as pontas. Então, que fique claro: o medicamento não vai “consertar” as pontas duplas, um corte químico, um alisamento mal feito, nem transformar radicalmente a maciez e o brilho de todo o seu cabelo em poucos meses. O que ele vai fazer é fortalecer a parte do cabelo que nascer a partir do momento em que você começar a tomar o Pantogar.

Onde comprar o Pantogar?

Se você tiver interesse em iniciar o tratamento com Pantogar, você encontra facilmente em farmácias como na Araújo, Netfarma e Onofre. Porém, o ideal é mandar fazer em farmácias de manipulação, pois fica sempre bem mais barato que comprar o produto pronto.
Postar um comentário