12 de set de 2015

Gel de Linhaça para os Cabelos

A linhaça é um dos grãos mais ricos em nutrientes e passou a ser um dos alimentos mais consumidos por quem deseja manter a saúde perfeita.
Além dos muitos benefícios que proporciona à saúde, a linhaça também pode ser utilizada de forma eficaz em tratamentos dos cabelos. Os nutrientes da linhaça ajudam os cabelos a ficarem fortes, brilhantes, macios e com o frizz controlado.
Uma maneira muito simples e eficiente de usar a linhaça nos cabelos é preparando um gel feito a partir das sementes.

Como preparar o gel de linhaça?

Para preparar o gel de linhaça você vai precisar apenas de água e sementes de linhaça. Prefira a linhaça dourada, que é mais rica em ômega 3 e antioxidantes, mas pode ser a marrom também.
Preparo: Misture a linhaça com a água, guarde em um recipiente de vidro na geladeira por 8 horas. Em seguida coe e o gel já está pronto para ser usado. Se você preferir um gel mais grosso, coloque 3 colheres de linhaça. Coloque o gel em um recipiente com borrifador e o restante que não for usar, guarde na geladeira por alguns dias.
Obs: Muitas pessoas que já fazem o gel de linhaça aquecem a linhaça com a água até ferver. Porém, dessa forma, a linhaça pode perder muitas de suas propriedades com o aquecimento e até se oxidar. Eu prefiro usar o gel ao natural como indicado; acho que é mais simples e eficiente.

Receita #1: Hidratação com Gel de Linhaça

Que tal experimentar uma hidratação com o gel de linhaça? Além de fornecer nutrientes para o cabelo a linhaça também tem propriedades emolientes que ajudam a hidratar os fios.
Ingredientes
  • Uma colher (sopa) de gel de linhaça. (nutre, ajuda no fortalecimento dos fios e melhora o frizz)
  • Uma colher (sopa) de gel de babosa (aloe vera) (promove o crescimento e fortalecimento do cabelo, e age como um condicionador natural).
  • Uma colher (sobremesa) de óleo de coco (penetra no fio e evita a perda de proteína, restaura a umidade e dá brilho).
  • Uma colher (sopa) de creme hidratante (hidrata os cabelos).
(Se você tiver o cabelo de curto a médio faça a metade da receita.)
Preparo: Misture todos os ingredientes e mexa bem (veja acima a consistência final do creme). Após lavar os cabelos, retire o excesso de água com uma toalha e passe o creme em todo cabelo. Evite passar muito no couro cabeludo. Coloque uma touca e deixe agir por 15 minutos. Enxágue bem, finalize com condicionador nas pontinhas para selar as cutículas do cabelo.
Eu testei nos meus fios e gostei do resultado; o cabelo ficou super macio e soltinho.

Receita #2: Leave-in com Gel de Linhaça para Cabelos Cacheados

Você também pode usar esse gel como um leave-in, que ajuda a eliminar o frizz e ajuda a formar os cachinhos.
Ingredientes
  • gel de linhaça (a quantidade para seu cabelo)
  • 3 gotinhas de óleo de argan (ou qualquer outro óleo vegetal puro como por exemplo de abacate, oliva, germe de trigo, amêndoas)
  • creme para pentear
Aplicação: Após lavar os cabelos, ainda com os cabelos úmidos, passe um creme para pentear para cabelos cacheados da sua preferência por todo cabelo. Com uma toalha de papel retire o excesso do creme. Aplique o gel de linhaça misturado com o óleo de argan por todo cabelo e novamente retire o excesso do produto com uma toalha de papel.
Você pode aplicar o gel de linhaça nos cabelos secos também: faça a experiência e veja o que você gosta mais. Cuidado com o excesso de produto; a quantidade usada faz toda a diferença. Eu prefiro usar o gel nos cabelos secos, assim consigo dosar a quantidade necessária sem exagerar.
Deixe seu cabelo secar naturalmente, os cachos ficarão definidos e com brilho.
Ah, esse gel de linhaça também pode ser usado em cabelo lisos, sem problemas.
Postar um comentário