25 de set de 2015

Como a progesterona natural pode melhorar seu bem-estar?

A progesterona é um hormônio esteróide feminino produzido no ovário a partir da puberdade. Esse hormônio está associado à preparação tanto do útero para a fecundação, quanto das glândulas mamárias para a amamentação.
Além disso, ele aumenta o grau de atividade das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente irrigado por vasos sangüíneos, deixando o útero pronto para a gravidez.
A progesterona é um hormônio muito importante porque age em todo o estado físico e emocional da mulher, e especialmente essencial na preparação e manutenção da gravidez. Quando a quantidade de progesterona no sangue é baixa na fase inicial da gravidez, recomenda-se fazer um suplemento do hormônio para que não ocorra um aborto.
A progesterona também tem a função de inibir as contrações do útero. Com isso, impede a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento.

Progesterona × Estrogênio

Durante a menopausa, a mulher deixa de ovular, e com a queda brutal nos níveis de progesterona o estrogênio passa a se tornar atuante demais, permitindo inclusive maior entrada de água e sódio nas células. Daí vem a retenção hídrica, o ganho de peso e todos os sintomas indesejáveis subsequentes.
Quando esse desequilíbrio acontece, a progesterona precisa voltar a atuar no organismo feminino, para neutralizar os efeitos do estrogênio.
Quando se restaura esse hormônio a níveis apropriados, a mulher volta a se sentir bem, devido à eliminação dos sintomas da menopausa.

Efeitos dos Baixos Níveis de Progesterona

Você costuma fazer o exame de sangue para medir o nível de progesterona?
O desequilíbrio hormonal, muito estrogênio e pouca progesterona circulando pelo organismo, pode gerar alguns sintomas. São eles:
  • Falhas nos ciclos menstruais, que se tornam irregulares
  • Endometriose
  • Sangramento menstrual intenso, com possibilidade de coágulos
  • A mulher não consegue engravidar, ou se engravidar perde o bebê no início da gestação
  • Insônia, irritabilidade, dores de cabeça e queda de cabelo.

Progesterona Natural Bioidêntica

O creme de hormônio bioidêntico é utilizado para equilibrar os hormônios naturais do corpo. Hormônios bioidênticos são hormônios manipulados conforne os exames solicitados pelo seu médico, e são idênticos ao seu hormônio natural.

Benefícios da Progesterona Natural

  • Normaliza os níveis de zinco e cobre
  • Protege contra o câncer de mama
  • Estimula a fabricação de osso novo
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora sintomas da TPM e menopausa
  • Combate a irritabilidade
  • Normaliza os ciclos menstruais
  • Evita a enxaqueca
  • Melhora pele e cabelo
Observa-se que o uso da progesterona natural melhora a pele, o cabelo, a libido, e ajuda na recuperação da concentração mental. Outro fator relevante é que a reposição hormonal pode ajudar a livrar-se do excesso de peso, bastando para isso combinar o uso com uma dieta saudável. O hormônio age combatendo a irritabilidade, as dores e cólicas abdominais a enxaqueca e até mesmo a depressão. Mulheres com depressão pós-parto encontraram na progesterona natural o alivio para os diversos sintomas causados por conta da alteração hormonal tão comum nesses casos. Homens também podem fazer uso da progesterona natural que combate e previne alguns tipos de câncer, e também é eficaz no tratamento da calvície e da acne.

Contraindicação da Reposição com Progesterona Natural

Embora a progesterona natural ofereça inúmeras vantagens para a terapia de reposição hormonal, há alguns casos onde seu uso deve ser restringido ou evitado: sangramentos uterinos provenientes de tumores, casos de tumor de mama, suspeita de gravidez, período de amamentação, casos de diabetes, doenças hepáticas.
Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer uma reposição com progesterona natural, ela pode fazer muita diferença na sua qualidade de vida
Postar um comentário