25 de set de 2015

Argila Vermelha

Há muito tempo a argila é usada em tratamentos para beleza e saúde. A argila é rica em minerais e oligoelementos, tais como o ferro, alumínio, magnésio, cálcio e outros. Existem diversos tipos de argila que diferem por seus elementos e cores; nosso foco hoje é na argila vermelha.
A máscara facial de argila vermelha é um potente ativo mineral rico em ferro e cobre, propriedades indispensáveis na respiração celular. Sua principal característica é ser extremamente suave. O resultado é uma pele revitalizada, com viço e luminosidade, sem oleosidade e macia. O uso gradual ajuda amenizar as linhas de expressão.
A argila vermelha é uma argila rica em hematite, muito rica em ferro (fórmula Fe2O3). A hematite é uma molécula importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada. É um ingrediente indispensável em tratamentos de antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade da pele e a microcirculação, é energizante e suavizante.
Mais tecnicamente, sua composição compreende SiO2, Fe203, CaO, P205, Ai203, Na2O, TiO2, MgO e K2O.

Indicação da Argila vermelha

Além de ter todos os benefícios das outras argilas, o diferencial da argila vermelha é que ela trata e evita linhas de expressão. A argila vermelha é indicada para peles envelhecidas e pode ser usada em peles sensíveis e com rosácea. Faz uma limpeza completa e profunda e elimina a oleosidade da pele. Pode ser utilizada em feridas para ajudar na cicatrização, reumatismos e age como um secativo. Além do rosto, pode também ser usada no corpo e nos cabelos.

Benefícios da Argila vermelha

  • A argila vermelha promove uma eficaz microabrasão (peeling suave).
  • Tem um alto poder de absorção, retirando da pele a sujeira, toxinas, oleosidade e outras impurezas, deixando sua pele macia e aveludada.
  • Limpa profundamente a pele. Neutraliza os efeitos dos radicais livres e toxinas.
  • Para tratamentos de corpo também é muito eficaz pois exerce um efeito tensor nos tecidos flácidos, agindo também no relaxamento e na eliminação do stress.
  • É uma argila fina, com boa plasticidade e com elevada capacidade de penetração na pele.
  • Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido.
  • Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão, por ser uma estimuladora do colágeno.

Como usar a argila vermelha?

Máscara Facial

Em um recipiente, coloque uma colher de sopa da argila vermelha e adicione uma colher de sopa de  água mineral ou água filtrada. Misture com uma espátula até formar uma pasta. Aplique uma camada da máscara no rosto já limpo e deixe agir até que seque por completo (cerca de 20 minutos). Enxágue bem.

Como Esfoliante

Umedeça a pele com água e pegue um pouco do pó da argila e passe no rosto fazendo movimentos suaves e circulares. Em seguida, enxágue.

Nos cabelos

A argila ajuda a limpar e desintoxicar o couro cabeludo. Prepare uma pasta mais líquida e aplique no couro cabeludo alguns minutos antes de tomar banho. Atenção: passe apenas no couro cabeludo.

Máscara Corporal

Em um recipiente coloque argila vermelha e água filtrada ou um ativo líquido de sua preferência em quantidade suficiente a cobrir a área desejada. Use a proporção de 1:1; uma medida de líquido para cada medida de argila vermelha. Misture com uma espátula até formar uma pasta homogênea.
Na pele pode ser aplicada até duas vezes na semana e nos cabelos a cada 15 dias. Evite o contato com os olhos e mucosas. Em caso de contato com os olhos lave imediatamente com água em abundância

Como comprar a argila vermelha?

Escolha uma argila pura, que seja livre de parabenos, liberadores de formol, corantes sintéticos e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos e sulfatos. Entre as argilas vermelhas disponíveis na Natue, eu comprei essa da marca Força da Terra. Já experimentei também a da marca Terramater, também muito boa.
Postar um comentário