26 de ago de 2015

Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos

para quem gosta de cuidar-se de forma mais natural, recentemente fiz um artigo sobre os benefícios da babosa (Aloe vera). Hoje vamos ver receitinhas práticas para aproveitar essa planta absolutamente sensacional. Se tiverem oportunidade, não deixem de experimentar!

Babosa para seus Cabelos

Receita #1. Esfoliante para o Couro Cabeludo

Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de gel de babosa
Preparo: Misture bem os ingredientes em um recipiente.  Divida os cabelos em duas partes e aplique o creme em todo o couro cabeludo com movimentos circulares e suaves.  Coloque uma touca e deixe agir por 10 minutos. Lave os fios como de costume e deixe secar naturalmente.

Receita #2. Condicionador de Aloe Vera e Óleo de Coco

Este condicionador caseiro ajuda a reparar danos capilares. O óleo de coco é rico em ácidos graxos, de modo que ajuda a restaurar e hidratar o cabelo.
Ingredientes
  • 3 colheres de sopa de babosa
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
Preparo: Aquecer em banho maria, até que o óleo esteja derretido. Misture os ingredientes. Use um processador de alimentos ou o liquidificador para misturar bem. Aplique nos cabelos úmidos, e deixe descansar por 15 minutos antes de enxaguar.

Receita #3. Spray de Aloe Vera

Este spray ajuda a manter o cabelo hidratado durante o dia para evitar o frizz. É importante utilizar água mais filtrada e pura possível, porque esta receita não tem um conservante. O gel de aloe vera puxa a umidade do ar para manter o cabelo liso.
Ingredientes
  • ½ xícara de aloe vera
  • ½ xícara de água pura
Preparo: Combine os dois ingredientes em um frasco de spray. Agite bem. Borrife nos cabelos secos sempre que quiser.

Receita #4. Creme para Hidratar e Fortalecer

Ingredientes
  • 1 colher de sopa do gel da babosa
  • Creme de tratamento (quantidade que você já usa)
Preparo:Lave os cabelos. Misture o gel (miolo transparente) da babosa com o creme. Aplique a mistura nos cabelos massageando bem, longe da raiz uns 4 dedos. Coloque a touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue os cabelos retirando bem toda mistura dos fios.

Babosa para sua Pele

Receita #5. Hidratante Corporal

Ingredientes
  • 20 ml ou 20 g do seu creme corporal
  • 1 colher (sopa) do gel da babosa
  • 1 colher (café) de mel
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal (pode ser de abacate, gérmen de trigo, amêndoas, copaíba, coco e até de oliva)
Preparo: Misture todos os ingredientes em um pote e passe nas partes mais ressecadas do seu corpo. Deixe agir por alguns instantes e em seguida enxágue com água morna ou fria. Evite passar sabonete.

Receita #6. Máscara para Pele Oleosa e com Acne

Ingredientes
Preparo: Misture bem os ingredientes e passe na pele já limpa. Deixe agir até secar e enxágue com água fria.

Receita #7. Máscara para Peles Secas e Maduras

Ingredientes
Preparo: Misture bem os ingredientes e passe na pele já limpa. Deixe agir até secar e enxágue com água fria.

Receita #8. Bebida Antioxidante Excelente para Pele

Ingredientes
  • Suco de 3 laranjas
  • 2 cenouras
  • 1 colher (sopa) de linhaça
  • 50ml de suco de babosa sem casca ou a polpa (gel) da babosa (utilize somente polpa natural, da espécie aloe vera barbadensis)
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Onde encontrar a babosa?

A babosa in natura é encontrada em algumas feiras de rua. Se for comprar a babosa para ingestão, certifique-se de que é a da espécie aloe vera barbadensis, pois outras espécies podem ser tóxicas (felizmente, a barbadensis é a espécie mais comum).
Muita gente planta a babosa em casa: ela é bem fácil de cuidar. Ou também dá para comprar a planta já pronta e cuidar em casa.
Existem produtos naturais à base de aloe vera, bebidas prontas. Porém, o ideal é sempre se certificar se é pura e sem muitos aditivos químicos.
Como eu não tenho facilidade em encontrar a babosa in natura, eu compro pronta. Para usar como cosmético para pele e cabelos, eu compro o puro gel de Aloe Vera da Live Aloe. É um cosmético natural composto por gel de aloe vera orgânico que serve como base para acrescentar outros ingredientes (veja resenha da linha aqui). Esse gel também pode ser usado nas receitinhas aqui descritas.
Postar um comentário