29 de jul de 2015

Pimenta Caiena (A Mais Medicinal de Todas as Pimentas)

Você já ouviu falar na pimenta caiena? Sabe o que a mais medicinal de todas as pimentas pode fazer por sua saúde?
A pimenta caiena (Capsicum annuum) estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, é rica em vitaminas A e C. Além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo.
De todos os benefícios que promove no corpo humano, o maior destaque sem dúvida, é o efeito que produz nos sistemas circulatório e cardíaco.

Beneficios da Pimenta Caiena

  1. Previne e ameniza gripes e resfriados: A pimenta caiena ajuda a diminuir o muco das gripe e resfriados. Com a saída do muco do corpo, alivia sintomas da gripe.
  2. Possui propriedades antifúngicas: Os resultados de um estudo indicou que a pimenta caiena pode prevenir eficazmente a formação de vários fungos patógenos como o phomopsis e collectotrichum, provando sua eficácia como um excelente antifúngicos.
  3. Previne dores de cabeça: Isso pode estar relacionado à capacidade da pimenta em estimular uma resposta da dor em uma área diferente do corpo, revertendo, assim, a atenção do cérebro.
  4. Ajuda no tratamento da artrite: A capsaicina (substancia da pimenta) tem sido estudada como um tratamento eficaz para transtornos das fibras nervosas sensoriais, incluindo a dor associada à artrite, a psoríase e a neuropatia diabética.
  5. Possui propriedade antialérgica: A pimenta caiena é benéfica no combate e alívio de reações alérgicas.
  6. Ajuda a digestão: pimenta caiena é bem conhecida em ajudar na ação digestiva. Ela estimula o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isto auxilia a capacidade do corpo para metabolizar os alimentos. Também é muito útil para aliviar gases intestinais. Ela estimula o movimento peristáltico intestinal, auxiliando tanto na assimilação e eliminação.
  7. É útil contra coágulos sanguíneos: A pimenta caiena também ajuda a reduzir a aterosclerose, incentiva a atividade fibrinolítica e impede que os fatores que levam à formação de coágulos sanguíneos, os quais podem ajudar a reduzir as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
  8. Possui  propriedades antibacterianas: A pimenta caiena é um excelente conservante e tem sido tradicionalmente usada para impedir a contaminação dos alimentos a partir de bactérias.
  9. Auxilia na perda de peso: trata-se de um alimento termogênico, auxiliando muito a aceleração do metabolismo (o que ajuda o corpo a queimar quantidades excessivas de gorduras). Além disso, ajuda a criar calor e estimula a circulação, ajudando no processo de purificação e eliminação das toxinas.
  10. Benéfica para o coração: A pimenta caiena ajuda a manter os níveis de pressão arterial normalizados. Também equilibra o corpo de colesterol LDL e triglicérides.
  11. Benéfica nos descongestionamentos: A capsaicina não só reduz a dor, como o seu picante estimula também as secreções que ajudam a limpar a mucosidade do nariz ou dos pulmões congestionados. A capsaicina assemelha-se a um composto encontrado em muitos medicamentos de descongestionamento. Um chá de pimenta caiena estimula rapidamente as membranas mucosas que revestem as vias nasais a drenar, ajudando a aliviar a congestão.
  12. Melhora a imunidade: A coloração vermelha brilhante da pimenta caiena demonstra o seu elevado teor de beta-caroteno ou pró-vitamina A. A vitamina A, juntamente coma vitamina C, evita infecções e mantém os tecidos epiteliais saudáveis, incluindo as membranas mucosas que revestem as vias nasais, os pulmões, os intestinos e o sistema urinário. Atua como a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos invasores.
  13. Previne úlceras estomacais: Pimentas têm a má – e injusta – reputação de contribuir para úlceras do estômago. No entanto, não só não causam úlceras, como também podem ajudar a preveni-las, destruindo as bactérias que podem ter sido ingeridas, ao mesmo tempo que estimulam as células que revestem o estômago a secretar sucos protetores que previnem a formação de úlceras.
  14. Evita estados depressivos: A ingestão da pimenta aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Como usar a Pimenta Caiena?

A pimenta caiena pode ser usada diariamente para temperar a comida, em forma de cápsulas ou na forma de chá.

Chá de Pimenta Caiena

O chá de pimenta caiena é uma das formas mais fáceis e eficientes de aproveitar todas as propriedades descritas acima. É especiamente útil para alívio do descongestionamento nasal.
Modo de preparo: Ferva uma xícara de água e acrescente os ingredientes. Deixe agir por 5 minutos e coe.
Postar um comentário