31 de jul de 2015

Como Ensinar Seu Filho a Ler : Vou tenta e vê se da certo?

Ensinar os filhos a ler é um processo que traz realização e aprendizado, tanto para os pais como para os filhos. E o caminho pode começar a ser trilhado em casa, seja porque você deseja dar uma vantagem ao seu filho ou porque ele já demonstrou interesse. Com as ferramentas e táticas certas, seus filhos aprenderão a ler mais rápido do que você imagina.

Parte 1 de 3: Começando Cedo Teach Your Child to Read Step 1 Version 2.jpg

Leia para a criança regularmente. Como tudo na vida, ela não pode ficar boa em algo se não houver contato antes. Para despertar o interesse na leitura, é preciso que se leia para ela regularmente. Se possível, comece quando ela ainda for um bebê. Escolha livros apropriados para o nível de comreensão dela; isso significa que de 3 a 4 livros pequenos e bem simples podem ser um bom começo.
  • Conforme ela evoluir para o primário, leia livros que estejam um pouco acima do nível de compreensão dela, mas que tenha uma história interessante e cativante.
  • Procure livros que estimulem outros sentidos além da leitura para ajudar a criança a interagir conforme você conta a história para ela. Por exemplo, encontre livros que contenham páginas que estimulem o tato, produzam sons diferentes ou contenham aromas.Teach Your Child to Read Step 2 Version 2.jpg
    Faça perguntas interativas. Mesmo antes da criança aprender a ler, elas podem aprender a compreensão de texto. Conforme você lê a história para ela, faça perguntas sobre os personagens e o enredo. Para um bebê de 2 anos, por exemplo, pergunte “Você está vendo o cachorro? Qual é o nome do cachorro?” As perguntas podem ir ficando cada vez mais difíceis conforme o nível de leitura aumenta.
    • Ajude seu filho a desenvolver uma linha de pensamento ao fazer perguntas que exijam uma frase completa. Talvez seja preciso esperar até que ele tenha 4 ou 5 anos de idade para conseguir fazer isso.Teach Your Child to Read Step 3 Version 2.jpg
      Deixe os livros acessíveis. Não adianta ter uma biblioteca se os livros não podem ser facilmente alcançados pela criança. Mantenha-os em lugares baixos e a onde ela costuma brincar para que ela comece a associar a leitura a algo lúdico.
      • Como seu filho irá manusear os livros com frequência, escolha aqueles que tenham um material de fácil limpeza e que podem ser danificados com o uso. Para crianças muito pequenas, não se aconselha comprar aqueles livros caríssimos que contêm figuras tridimensionais que se erguem conforme as páginas são abertas.
      • Até a criança ter idade para o primário, invista em um móvel para guardar os livros que seja funcional. Deixe o visual para mais tarde. Teach Your Child to Read Step 4 Version 2.jpg
        Dê o bom exemplo. Mostre ao seu filho que a leitura é interessante e que traz um conhecimento de valor inestimável. E isso só pode ser feito se você mesmo tiver o hábito de ler. Passe pelo menos 10 minutos por dia lendo quando a criança estiver por perto para que ela veja que a leitura faz parte do seu dia-a-dia. Mesmo que você não seja um leitor ávido, sempre há alternativas - uma revista, jornal ou um livro de receitas. Todos contam. Seu filho logo logo ficará interessado em ler, simplesmente porque viu você fazendo isso.
        • Envolva o seu filho na sua rotina de leitura. Caso o conteúdo do que você estiver lendo for apropriado para crianças também, comente sobre isso. Ao mesmo tempo, aponte as palavras na página para ajudar a criança a associar as linhas lidas com os sons que formam as palavras.Teach Your Child to Read Step 5 Version 2.jpg
          Obtenha acesso a uma biblioteca. Isso pode ser feito de duas maneiras: você pode montar a sua própria mini-biblioteca com dezenas de títulos em casa mesmo ou fazer uma carteirinha na biblioteca pública mais próxima da sua casa. Ao ter uma variedade de livros disponíveis, a criança ficará mais interessada em ler (o que vale principalmente para as mais velhas), além de ajudá-la a incorporar mais palavras ao vocabulário dela.

Postar um comentário