23 de jun de 2015

Óculos de sol: dicas essenciais para a escolha certa

s óculos de sol, inicialmente, tinham o objetivo único de proteger os olhos da claridade e dos raios do sol. Atualmente eles passaram a acompanhar o look e a serem parte importante na composição do visual e do estilo de uma pessoa, afinal cada modelo de óculos de sol passa uma “imagem” da pessoa.Seja apenas para proteção ou para dar um “up” no look, vale a pena sempre investir em produtos de boa qualidade, afinal a lente é fundamental no bloqueio dos raios UV.
E no quesito design, o que mais conta é optar pelos modelos que combinam com o seu estilo. Por exemplo, se você gosta de esportes e seu estilo é mais descolado, aposte nos óculos com lente espelhada e nos modelos estilo máscara.
A seguir você confere uma série de dicas importantes de uma oftalmologista e de uma visagista para escolher bem o seu óculos de sol e também algumas opções de modelos de óculos em preços diferentes, além de inspirações para fazer a sua escolha.
A especialista em oftalmologia Kátia Mello explica os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o óculos de sol adequado para proteger seus olhos dos raios UV e da claridade excessiva.

Qual é a importância de usar óculos de sol?

A exposição frequente e prolongada ao sol pode possibilitar a progressão de catarata, pterígio (comum em países tropicais), degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva. Por isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças, é muito importante para prevenir doenças como essas.

Existe algum tipo de lente que é a mais indicada?

As lentes precisam oferecer proteção contras as radiações ultravioleta do sol (UVA e UVB). Além disso, as cores das lentes proporcionam formas de proteção diferentes, que devem ser levadas em conta na hora da escolha dos óculos de sol:
  • As de cor âmbar e marrom, por exemplo, são mais indicadas para míopes e hipermetropes, pois protegem contra a luz azul do sol, que pode favorecer o surgimento de catarata.
  • As castanhas, cinzas e verdes são ideais para pessoas acima de 60 anos, pois nessa idade costuma ocorrer uma perda, em maior ou menor grau, da capacidade de contraste da visão.
  • As lentes cinza também são indicadas para quem possui astigmatismo e hipermetropia. Elas reduzem o brilho, sem alterar as cores naturais, podendo ser usadas sob luz solar intensa.
  • As azuis proporcionam maior conforto no uso do computador, pois eliminam os tons vermelhos e amarelos. É importante que antes de adquirir seus óculos de sol, a pessoa consulte um oftalmologista para saber quais as lentes mais indicadas para o seu caso.

É perigoso usar óculos sem procedência?

Usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar. Por tanto, é sempre importante se certificar de que se está adquirindo um produto de marca reconhecida e com garantias de fabricação.

Escolha seus óculos de acordo com a sua personalidade

Foto: Dicas de Mulher
Quando for escolher o óculos ideal para você, pense primeiro na sua necessidade, em seu estilo de vida e preferências, e depois, siga as dicas da visagista Audrey Slomp para acertar na escolha:
    Óculos retangulares revelam uma personalidade forte, centrada, determinada. Seu visual ficará mais sério. Esta é sua intenção?
    Óculos arredondados expressam delicadeza, suavidade, calma. Quem já é calmo demais e precisa de mais atitude deve evitar este formato.
    Óculos triangulares são compostos de linhas inclinadas que transmitem sensações de dinamismo, alegria e descontração. Revela leveza e jovialidade na expressão e potencializa a criatividade.
    Óculos quadrados passam a mensagem de estabilidade, segurança e poder.
    Armações grossas expressam uma personalidade marcante, enquanto os aros finos revelam mais intelectualidade.

Existe algum modelo que fica bem para todas as mulheres?

Segundo a especialista, a construção de uma imagem pessoal personalizada, ou Visagismo, parte de um estudo abrangente e muito individual sobre o temperamento equilibrado às necessidades do indivíduo. Desta forma, não existe óculos, nem roupa, nem maquiagem que possa ser indicada para todas as mulheres, porque primeiro devemos pensar na função do óculos, e depois em sua estética. Podemos dizer que o melhor modelo é aquele que completa e harmoniza o indivíduo que o carrega.

Qual é a melhor cor de armação para: loira, morena e ruiva?

Depende da temperatura da pele e da intenção da pessoa, afirma Audrey. De acordo com a visagista, a pele pode ser fria ou quente, o que determinará quais os tons que mais harmonizarão com o tom da pele. A intenção determinará o formato, a cor e o material dos óculos. O contraste entre a cor dos óculos, olhos, cabelos, pele, sobrancelhas também influenciarão na escolha.
“As cores também têm efeitos emocionais. Por exemplo o vermelho fortalece, o azul tranquiliza, o laranja estimula, o amarelo energiza, o dourado valoriza, o prata clareia. Seja loira, morena ou ruiva qualquer cor pode ser boa para você, desde que te valorize e fortaleça.” finaliza a especialista Audrey Slomp.

Onde comprar óculos de sol?

Confira algumas opções de óculos nos principais modelos existentes e em diferentes marcas para se inspirar antes de comprar o seu:
Caso queira comprar online, algumas lojas fornecem opções como “espelho virtual” para experimentar os óculos, outras dão a opção de experimentar em casa e devolver o que não serviu sem custo, entre outros benefícios e dicas para te ajudar na escolha. Veja algumas lojas online brasileiras:
Nos casos de frete grátis, o benefício depende do valor da compra ou quantidade de óculos adquirida.

Os óculos de sol favoritos das blogueiras

As blogueiras são referência de estilo para muitas mulheres e meninas. A seguir você pode ver uma seleção com os óculos usados por algumas brasileiras e gringas:
Postar um comentário