9 de jun de 2015

Como saber se o bebê está doente demais para ir à escola;

Como posso saber quando não mandar o bebê para a creche?

Seu filho não deve ir para a escolinha se estiver com alguma coisa contagiosa, assim diminuem as chances de vírus e bactérias se espalharem para outras crianças e cuidadores. 

Como nem sempre é possível saber com certeza se o que ele tem é ou não contagioso, não mande o bebê para a escola ou creche se ele apresentar os seguintes sintomas: 

  • Febre. Além da febre, ele pode estar irritado, letárgico, choramingando, inapetente, com nariz entupido e um pouco ofegante.
  • Quadros respiratórios, como bronquiolite ou gripe, especialmente se ele tiver febre. Em caso de coqueluche, o bebê deverá permanecer em casa até cinco dias depois de ter iniciado o tratamento com antibióticos. Resfriados comuns, só com coriza e espirros, não são motivo de faltar.
  • Diarreia e vômito. Esses podem ser sintomas de uma virose estomacal, e seu filho precisa ficar em casa até dois dias depois de a diarreia e o vômito terem passado. Se aparecer sangue ou muco no cocô do bebê ele também não deve ir para a escola, já que pode sinalizar infecção.
  • Conjuntivite e secreção amarela saindo dos olhos significam que o bebê não pode ter contato com outras crianças.
  • Erupções de pele contagiosas, como impetigo, sarna ou berne.
  • Manchas, vermelhidão ou bolinhas na pele acompanhadas de febre ou outros sintomas podem ser sinal de catapora, infecção pelo vírus Coxsackie (bolhas nas mãos, pés e boca), escarlatina, roséola ou sarampo.

O que posso fazer para que ele possa voltar logo para a escola?

Além de deixar o bebê bem tranquilo em casa nessas ocasiões em que não está bem, bons hábitos de higiene realmente ajudam na prevenção de novas infecções. 

Lave frequentemente suas mãos e as do bebê com água e sabonete. Esse hábito é especialmente importante depois de troca de fraldas, de usar o banheiro, de assoar o nariz, e antes de preparar alimentos e comer. 

Procure montar com antecedência um esquema alternativo para quando seu filho ficar doente, uma espécie de "plantão". Infelizmente, as doencinhas são comuns quando a criança é pequena, principalmente para quem frequenta creche ou escola, e você vai ter de ficar em casa ou arranjar alguém para cuidar do seu filho sempre que uma dessas infecções ou viroses aparecer. 
Postar um comentário