14 de jun de 2015

Boas receitas para fazer com nossos filhos!

O tema escolhido é alimentação, algo que muito preocupa as mães, seja pela falta de apetite dos pequenos ou pelo excesso dela. O texto mostra dicas de como devemos ensinar nossos filhos a se alimentarem de forma mais prazerosa e também tem dicas ótimas de receitas!
Vale a pena ler!
………………………………………………………………………………………………………………………….
 É hora de comer! Boas receitas para fazer com nossos filhos!
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.52.50
Alimentação infantil sempre é um tema que pode gerar muitas discussões. Como fazer para o meu filho comer bem? Estou garantindo todas as vitaminas necessárias para seu desenvolvimento? Devo manter uma postura mais firme ou não no momento das refeições?
Elencaremos abaixo algumas dicas básicas que podem contribuir para que o momento da alimentação seja cada vez mais prazeroso!
– Cada pediatra tem uma orientação com relação à introdução dos alimentos. Portanto, confie nele e siga os passos que ele sugeriu.
– Comer tem lugar certo! Assim, determine em sua casa qual é esse local e todas as refeições devem ser realizadas ali. Não é possível ficar “correndo” atrás da criança com o prato na mão para que ela coma!
– Quando as crianças forem um pouco mais velhas, façam as refeições todos juntos. Caso vocês pensem que seus filhos não são capazes de ficarem sentados por um determinado tempo, saibam que, na escola, eles já conseguem isso!
– Não se deve brincar com tablets ou assistir a desenhos animados no momento das refeições. É importante que a criança preste atenção no que está comendo e nas posturas que deve ter à mesa.
– A velha e conhecida regra do prato colorido é verdadeira!
– Meu filho só quer saber de comer macarrão, caso contrário, chora! Deixar ocorrer isso não é saudável, afinal como garantiremos as vitaminas e minerais necessários comendo apenas um tipo de alimento? Crie um combinado com seu filho, pode ser por meio de um cartaz no qual tenha os dias da semana, colocado na porta da geladeira ou em um mural, e deixe-o escolher qual dia ele vai querer sua comida favorita. Feito isso, converse com ele que, nos outros dias, um adulto escolherá uma comida bem gostosa que o ajudará a crescer e ficar bem forte!
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.53.36
– Nós somos exemplos em todas as ocasiões. Não adianta querermos que nossos filhos comam frutas e tomem sucos naturais se, diariamente, eles nos observam nos alimentando com comidas diferentes, muitas vezes não tão saudáveis.
– Sabemos que doces farão parte da alimentação das crianças. Portanto, podemos deixá-los comer, estabelecendo a quantidade e a ocasião.
– Meu filho não comeu nada, por isso vou dar leite. Muitas vezes o coração dos pais amolece e fazemos exatamente isso. Contudo, é extremamente errado! Caso seu filho não queira comer, diga: “Está bem, quando você ficar com fome, avise-me que preparo seu prato novamente.”.
– Os lanches da manhã ou da tarde não podem ficar próximos ao horário do almoço ou jantar, devem ser dados pelo menos duas horas antes!
– É importante a criança conhecer as diversas formas que uma comida pode ser preparada. Faça um combinado com ela: uma vez por semana faça um prato novo, com ingredientes já conhecidos, mas com uma apresentação diferente, como panqueca de frango, torta de palmito, escondidinho com purê de mandioquinha etc. Isso certamente ajudará seu pequeno a experimentar pratos novos!
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.53.09
– O brincar é um canal lúdico pelo qual é mais fácil interagir com as crianças. Desta forma, quer que seu filho se aproxime, conheça e se interesse pelos alimentos? Que tal brincar de cozinhar de verdade? Além da diversão, ajudar na cozinha pode ser uma boa maneira de ampliar a diversidade alimentar das crianças e fazer com que elas experimentem novos sabores e ingredientes. Abaixo, seguem algumas fáceis e gostosas receitas para fazer junto aos pequenos: uma salada diferente para o almoço, biscotinhos para um piquenique, pizza para um lanche no domingo, salada de frutas para sobremesa… Lembre-se de oferecer utensílios de plástico e manter as crianças longe do forno quente!
Receitas
 Salada Caprese
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.35.02
Ingredientes
1 xícara (chá) de tomates-cereja
1 xícara (chá) de mussarela de búfala em bolinhas
1/2 xícara (chá) de ovos de codorna
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque os ovos de codorna em panela com água e leve-a ao fogo. Quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos e desligue o fogo. Descasque os ovos, corte-os ao meio e reserve numa tigela. Lave bem os tomatinhos e corte-os ao meio. Coloque na mesma tigela dos ovos. Corte as mussarelas ao meio e junte na tigelinha. Tempere a salada com o azeite, o suco de limão, a salsinha e sal a gosto. Misture bem. Coloque um pouquinho da salada em copinhos, para que ela fique muito mais divertida para ser saboreada!
Bicoitinhos
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.36.12
Ingredientes
500g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
250g de manteiga
200g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
2 ovos inteiros
Modo de fazer
Misture bem todos os ingredientes em uma vasilha.  Depois, com o auxílio de um rolo, abra a massa de modo que ela tenha meio centímetro de espessura. Com a ajuda de forminhas, crie biscoitinhos e asse-os de 10 a 15 minutos em temperatura média.
Suflê de milho
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.36.48
Ingredientes
2 ovos
1 lata de milho
A mesma medida de leite
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de maionese
3 colheres de sopa de queijo ralado
Óleo para untar
Modo de fazer
Aqueça o forno a 200o C. Coloque no liquidificador os ovos, o milho (escorra a água da lata antes), o leite, o sal, a maionese e 2 colheres de sopa de queijo ralado. Bata bem. Em um pirex untado com óleo, despeje o conteúdo do liquidificador, salpicando queijo ralado por cima. Coloque-o no forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o suflê ficar coradinho e firme.
Brigadeiro que não vai ao fogo
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.38.24
Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de achocolatado em pó
2 1/2 xícaras de leite em pó
Confeitos variados (chocolate granulado, confeito colorido etc.)
Modo de fazer
Misture o leite condensado, o achocolatado e o leite em pó até ficar homogêneo. Se a massa ainda estiver mole, misture mais leite em pó. Unte as mãos com margarina, enrole os brigadeiros e passe os confeitos sobre eles.
Palitos de Queijo
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.39.40
Ingredientes
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 pacotes de queijo ralado
1 colher de sobremesa de sal
1 xícara de chá de margarina
½ xícara de chá de leite
2 gemas
½ lata de creme de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo (para untar a forma)
Modo de fazer
Peneire a farinha de trigo, o fermento e coloque em uma tigela. Acrescente o queijo ralado e o sal e faça uma cova no meio. Coloque nessa cova os demais ingredientes. Com o auxílio de uma colher, misture todos eles. Depois de tudo misturado, trabalhe com as mãos de forma que fique uma massa lisa e homogênea. Faça rolinhos e corte com cerca de 10 cm. Unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo e coloque os palitinhos. Asse até que fiquem dourados.
Pizza
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.50.58
Ingredientes
Pão de forma sem casca
100g de queijo
100g de peito de peru
2 tomates
Orégano
Modo de fazer
Sobre o pão de forma, cada um montará sua própria pizza da maneira que desejar. Depois, levá-la ao forno pré-aquecido.
Salada de frutas
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.49.33

Ingredientes
5 morangos
1/4 melão
1 banana
1/2 mamão papaia
1 colher (sopa) de mel
Suco de 2 laranjas
Modo de fazer
Descasque as frutas, corte-as (importante oferecer para as crianças faquinhas de plástico) e coloque-as em uma tigela. Misture o suco das laranjas e o mel. Coloque na geladeira e sirva quando estiver gelado.
Gelatina colorida com maçã
Captura de Tela 2014-05-13 às 23.42.56
Ingredientes
1 pacote de gelatina em pó sabor morango
1 pacote de gelatina em pó sabor abacaxi
1 pacote de gelatina em pó sabor limão
2 maçãs
Modo de Preparo
Prepare cada pacote de gelatina, de acordo com as instruções da embalagem. Organize alguns copinhos em uma assadeira. Despeje a gelatina de morango nos diversos copinhos, até ocupar 1/3 de seu volume. Coloque a assadeira com os copinhos com gelatina no freezer por cerca de 20 minutos, até ela endurecer. Retire a assadeira do freezer e despeje a gelatina de abacaxi nos copinhos, completando outro terço. Novamente, leve a assadeira ao freezer por 20 minutos. Enquanto isso, lave as maçãs e corte-as em cubos pequenos. Retire a assadeira do freezer e complete os copinhos com a gelatina de limão, coloque alguns cubinhos de maçã. Volte a assadeira ao freezer por mais 20 minutos para endurecer.
Gostaram das dicas? Aplique-as no dia a dia!
Porém, vale ressaltar, que não é de primeira que ocorrerá a mudança. Criança aprende por repetição, vale a pena ser persistente quando o assunto é alimentação!
Postar um comentário