23 de jun de 2015

Banho de brilho caseiro para manter seus cabelos bonitos e hidratados

Indicado para todos os tipos de cabelo, o banho de brilho devolve a vida dos cabelos secos e opacos e pode ser feito por você mesma sem sair de casa: Foto: Getty Images

Quer renovar o visual dos seus cabelos sem ter que passar por mudanças radicais? O banho de brilho é uma das melhores alternativas para devolver aos fios o brilho e o aspecto saudável, além de reativar a cor – seja esta natural ou não.
O banho de brilho “realça a cor natural de cabelos que nunca foram coloridos anteriormente, intensifica a coloração de fios previamente tingidos e que se encontram opacos, tonaliza das raízes às pontas, ajuda a recuperar cabelos quimicamente danificados, trata e colore cabelos desbotados e sem brilho”, afirma Juliana Spektor, dermatologista especializada em em medicina capilar da Clínica Helena Costa no Rio de Janeiro.
Além disso, a técnica não apresenta contra-indicações e pode ser repetida com frequência. “O processo poderá ser realizado sempre que os fios se mostrarem opacos, desvitalizados e sem brilho. Habitualmente, podemos fazer de forma quinzenal, já que o banho de brilho dura até oito lavagens”, comenta Juliana.
O procedimento tem baixo custo e pode ser realizada tanto profissionalmente, na grande maioria de salões de beleza, quanto em casa, e pode ser um grande salva-vidas para quem tem os fios tingidos. “O banho de brilho é indicado entre colorações, pois é quando o cabelo fica opaco e sem vida”, indica Ronald Piffano, hairstylist do Visage Coiffeur, também no Rio de Janeiro.
Mas, não só quem tem cabelos coloridos é que pode se beneficiar do banho de brilho: cabelos naturais também podem receber a técnica sem sofrerem alterações indesejadas de cor, ficando mais brilhantes e hidratados.

5 dicas para um banho de brilho perfeito

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

1. Escolher o tom certo de coloração

Se preferir dar banho de brilho com coloração ou tonalizante, é importante escolher o tom certo para os seus cabelos. “O mais indicado é o tonalizante incolor, que pode ser usado em todos os cabelos. Mas, caso não tenha acesso a esse produto, use sempre um tom acima da cor do cabelo”, aconselha o hairstylist Ronald Piffano.

2. Utilizar um creme de proteção na pele

Assim como na hora de colorir, o banho de brilho pode acabar manchando a pele. Por isso, o mais recomendado é que a região mais próxima ao cabelo – testa, têmporas, orelhas, nuca – seja protegida com um creme à base de vaselina.

3. Atentar-se a alergias

Esta é uma boa dica especialmente para quem nunca tingiu os cabelos e não sabe como será a reação aos produtos: atente-se a reações alérgicas. Segundo a dermatologista Juliana Spektor, o ideal é “não utilizar o produto em caso de irritação, coceira ou feridas no couro cabeludo, ou ainda caso seja alérgica a algum componente da fórmula”.

4. Corrigir a raiz antes de dar banho de brilho

Para quem tem cabelos naturais ou colore os fios em um tom próximo da cor natural, isto não será um problema. Mas, se a cor natural dos seus cabelos for muito diferente da cor que está usando, o ideal é que a raiz seja retocada antes do banho de brilho, já que o poder de pigmentação da técnica não é tão alto quanto o da coloração propriamente dita.

5. Apostar em produtos hidratantes

Independente da receita de banho de brilho que você resolver seguir, é essencial que os produtos hidratantes não sejam esquecidos para que o resultado seja mais satisfatório. Invista em uma boa máscara de hidratação, ampolas de vitaminas, óleos hidratantes e Bepantol líquido para turbinar a mistura.

8 receitas de banho de brilho caseiro

Foto: Getty Images
Existem muitas formas de dar banho de brilho em casa, seguindo receitas que usam diferentes produtos. Lembre-se que a quantidade de produtos varia de acordo com o comprimento do seu cabelo e que a aplicação sempre deve ser feita com luvas. Confira algumas receitas:

1. Banho de brilho com tonalizante

Ingredientes:
  • Tonalizante na cor do seu cabelo;
  • Creme hidratante branco;
  • Ampola de vitamina;
  • Fixador (que vem com o tonalizante).
Como fazer:
  1. Lave os cabelos apenas com xampu;
  2. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea;
  3. Aplique a mistura nos cabelos úmidos, a partir das pontas;
  4. Deixe os produtos agirem por 20 ou 30 minutos e enxague com água fria.
Postar um comentário