26 de mai de 2015

Soluções Naturais para a Caspa

 O inverno está próximo, e é nessa época que os problemas com caspa se agravam.
caspa é a descamação do couro cabeludo causada pela quantidade excessiva de produção do óleo das glândulas sebáceas. Além de provocar coceiras, este problema pode ficar visível nas roupas de forma constrangedora, pois a imagem da caspa é muitas vezes associada à má higiene ou falta de cuidado.

O que causa a caspa?

Não é possível determinar um fator exato causador da caspa, porém eles usualmente estão associados à produção exagerada de sebo no couro cabeludo. Os primeiros sintomas de caspa a serem observados é a descamação do couro cabeludo, produzindo uma quantidade problemática de flocos esbranquiçados. Em alguns casos, pode haver lesões ao couro devido à coceira proveniente do sebo. Entre as causas iniciais mais comuns estão:
  • Produtos químicos
  • Fungos
  • Alterações hormonais
  • Estresse (provoca a produção excessiva de sebo)
  • Alimentação inadequada
  • Oleosidade excessiva no couro cabeludo
  • Clima frio

Tratamentos Naturais para Caspa

Para o tratamento da caspa, além de shampoos específicos, podemos também experimentar outros tratamentos mais naturais. Estes podem ser bastante úteis isoladamente (para casos leves) ou como coadjuvantes em casos mais graves.

Receitas para Ajudar a Melhorar a Caspa

  • Uma colher de sopa de óleo de amêndoas
  • 2 gotas de óleo essencial de limão
  • 2 gotas de óleo essencial de cedro
  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim
Misture os ingredientes e passe no couro cabeludo, massageando cuidadosamente. Deixe agir por 2 horas e lave os cabelos normalmente.

Limão contra Caspa

limão tem um poder adstringente que ajuda na eliminação da seborreia e caspa. Basta esfregar a casca de limão no couro cabeludo. Massageie com suavidade, deixando agir por meia hora. Lave e enxágue normalmente.
Opção 2: Prepare uma pasta de argila e coloque algumas gotas de óleo essencial de limão. Passe no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Lave e enxágue normalmente.
Opção 3: Aqueça o óleo de coco até que fique líquido, passe no couro cabeludo e massageie. Coloque uma touca para aquecer um pouco. Deixe agir por 1 hora. Em seguida, aplique o suco puro de limão no couro cabeludo, esperando 15 minutos antes de fazer a lavagem. O óleo aquecido vai amaciar a caspa, e o suco do limão vai limpá-la. Em casos mais sérios esta receita pode ser repetida a cada 2 semanas.

Vinagre de Maçã

Um remédio caseiro muito popular no tratamento da caspa é baseado no vinagre de maçã. Para prepará-lo, você deve diluir o vinagre de maçã com a mesma proporção de água. Coloque a mistura em um pulverizador e aplique nos cabelos e couro cabeludo. Deixe agir por durante 40 minutos.  Lave e enxágue normalmente.

Aloe Vera (Babosa)

Além de excelente no fortalecimento dos cabelos, a babosa age no couro cabeludo expulsando as bactérias e os depósitos de gordura que obstruem os folículos pilosos, sendo muito efetivo no tratamento da caspa e seborreia, que se não for tratada a tempo, levará inevitavelmente à queda de cabelo. Os componentes da babosa estimulam a regeneração e nutrição capilar, favorecendo a recuperação do cabelo.
Ao obter a polpa ou o suco de babosa, a forma mais correta de aplicar é passá-lo sobre a cabeça, massageando um pouco, para que penetre tanto no cabelo como no couro cabeludo. Deixe agir por durante 20 minutos. Lave e enxágue normalmente.

Óleos Vegetais e Óleos Essenciais

Os óleos vegetais e essenciais têm propriedades muito benéficas para tratar problemas no couro cabeludo. Faça massagens circulares com as pontas dos dedos levemente no couro cabeludo, 1 a 2 vezes na semana com óleos vegetais e óleos essenciais específicos. A receita pode ser uma colher de sopa do seu óleo vegetal preferido e 6 gotas de óleo essencial.

Óleos Vegetais Específicos Indicados contra Caspa

Óleos Essenciais Específicos Indicados contra Caspa

Postar um comentário