26 de mai de 2015

Ponkan e Mexerica: qual a diferença?

 Nessa época do ano começam a surgir essas frutas nas feiras e supermercados, então é hora de aproveitar e consumir muito dessas tangerinas que, além de uma delícia, são muito saudáveis!

Diferenças e Semelhanças

Tanto a ponkan quanto a mexerica são tipos de tangerinas, com sabor, aroma e aspecto bem parecidos. Entretanto, as duas variedades apresentam diferenças importantes. A principal é que a mexerica vem da planta Citrus deliciosa, enquanto a ponkan se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas. Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais — substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta.
Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país. No Rio Grande do Sul, ela é chamada de bergamota. Em outras regiões, o nome muda para mimosa, mas a fruta é sempre a mesma.
Nutricionalmente falando, quase não existe diferença entre a ponkan e a mexerica.
As tangerinas possuem propriedades anti-inflamatória, laxativa, diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

Composição Nutricional

Essas tangerinas são ricas em vitaminas B1 e B2, as quais ajudam à saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Além de conter grande quantidade de fibras, de sais minerais como magnésiocálcio potássio e fósforo, e betacaroteno, que aumenta a resistência às infecções.
Apresentam também compostos antioxidantes, que são indispensáveis na inativação dos radicais livres e quando associada a uma dieta saudável torna-se uma forte aliada no combate ao envelhecimento e na redução dos riscos de câncer e em doenças cardiovasculares e neurodegenerativas como por exemplo o mal de Alzheimer. Contém também vitamina C que melhora a imunidade.

Mais Benefícios da Tangerina

  • Auxilia no tratamento de febres, eliminação de toxinas, parasitas, retenção de líquidos, gripes, regularização do ácido úrico, tensão nervosa, verminoses, resfriados.
  • Combate a carência de vitamina C.
  • Auxilia no combate ao reumatismo.
  • É indicada no tratamento para hipertensão arterial e na prevenção da arterioesclerose
  • Devido à sua grande quantidade de fibras, melhora o funcionamento do intestino, devendo ser ingerida com o bagaço.
  • O chá das folhas de bergamota é popularmente conhecido como calmante.
  • As fibras presentes na fruta também ajudam na proteção de doenças como diabetes, câncer, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
  • As indicações estendem-se ao tratamento da ansiedade, bronquite, sarampo, dermatites, cistite, tristeza, depressão, infecções vaginais, mau hálito, dentre outros.

Safra das Tangerinas

A época da safra da mexerica é entre abril e julho, mas pode ser encontrada até setembro. Mas os melhores preços e melhor sabor são encontrados nos meses de safra. Então, a hora de aproveitar é agora! :)

Como aproveitar os benefícios?

Em relação ao consumo, é importante ressaltar que a tangerina ponkan deve ser ingerida preferencialmente com o bagaço, pois ele é fonte de fibras. Esta parte da fruta auxilia na regularização do funcionamento intestinal, proporciona saciedade, por retardar o esvaziamento gástrico, reduz a absorção do colesterol e dos açúcares no organismo.
A tangerina é importante por favorece, também, o crescimento de bactérias benéficas no intestino o que gera compostos na renovação das células intestinais.
Por conter elevado teor de água, a fruta ajuda na hidratação corporal e possui efeito diurético, sendo indispensável no cardápio de quem deseja manter uma alimentação saudável.
Postar um comentário