27 de mai de 2015

Cúrcuma: Tempero Medicinal de Tradição Milenar

 Vocês conhecem a cúrcuma? Já mencionei algumas vezes aqui no blog, mas como ela vem se destacando cada vez mais aqui no Brasil, resolvi mostrar para vocês o quanto esse tempero pode beneficiar a nossa saúde.
A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre, e é também conhecida como açafrão-da-terra, cúrcuma longa, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa ou gengibre amarelo. É um dos principais temperos da tradição culinária da Índia, e é utilizado a mais 4000 anos por diversas medicinas orientais.
O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos, tendo lugar garantido na lista de “super-temperos” que não podem faltar em sua dieta. Muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, uma pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando ser benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, inclusive pesquisas preliminares apontam para propriedades anti-câncer.

Propriedades da Cúrcuma

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Possui também ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica quando usada externamente.

Benefícios da Cúrcuma

  • É um agente anti-séptico e antibacteriano natural, muito utilizado na desinfecção de cortes e queimaduras.
  • Pode prevenir o melanoma, causada por células existentes que “cometem suicídio” (apoptose).
  • Reduz o risco de leucemia infantil.
  • É um desintoxicante natural do fígado.
  • Pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer através da remoção da placa amyloyd acumulada no cérebro.
  • Pode prevenir que ocorra metástases em muitas formas diferentes de câncer.
  • É um potente anti-inflamatório natural que funciona tão bem como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos secundários.
  • Pode ajudar no metabolismo da gordura e ajuda no controle do peso.
  • Tem sido usada na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.
  • Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é um tratamento natural para a artrite e a artrite reumatoide.
  • Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada.
  • Pode ajudar no tratamento de psoríase e outras condições inflamatórias da pele.
  • Alivia sintomas da TPM
  • A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago.

Contra-indicações da Cúrcuma

A cúrcuma não deve ser usada por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar. Apesar da cúrcuma ser frequentemente usado por mulheres grávidas, é importante consultar um médico antes de fazer isso, pois pode ser um estimulante uterino. A cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes.

Como utilizar a cúrcuma?

Não existe uma quantidade certa ara se tomar todos os dias, mesmo porque os indianos, por exemplo, ingerem muita cúrcuma diariamente (dentro do tempero tradicional do país, o curry).
Para quem está começando o uso, ½ colher de chá ao dia é suficiente para nos proporcionar benefícios. A cúrcuma pode ser usada no preparo do arroz, sopa, molho de salada, no suco verde e até fazer um chá de cúrcuma. Outra opção é tomar o pozinho apenas com água, como se fosse um remédio ;). Ah, uma dica importante: a cúrcuma é melhor absorvida pelo organismo se for usada junto com uma pitada de pimenta (pode ser a caiena ou a do reino).
Você encontra a cúrcuma em supermercados e em casas de produtos naturais.
Postar um comentário