2 de abr de 2015

Receitas Naturais para Cabelos Oleosos

Tem os cabelos oleosos e já testou vários produtos e nada resolveu? Que tal experimentar algumas receitinhas caseiras e naturais?
Quem tem cabelos oleosos sabe que é um incômodo muito grande. Manter os fios com balanço e um aspecto limpo é difícil e exige uma série de cuidados diários.
Há também fatores que contribuem para deixar os cabelos ainda mais oleosos. A causa do excesso de oleosidade é a produção exagerada das glândulas sebáceas, que produzem mais oleosidade que o necessário, podendo ocorrer por estresse ou até mesmo por alterações hormonais.
Em qualquer caso, especialmente nos mais excessivos, consulte um dermatologista. É necessário fazer o diagnóstico correto e para o tratamento adequado, pois, dependendo da gravidade, pode ser que sejam necessários até medicamentos.

Lavagem dos Fios

Higienizar os cabelos diariamente ajuda a reduzir a oleosidade, ou seja, cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias. Ao lavar o cabelo é aconselhável o uso de xampus adstringentes e cremes esfoliantes para o couro cabeludo, um xampu antirresíduotambém ajuda. Os xampus atuam diretamente no pH do cabelo restabelecendo o equilíbrio; por isso é indispensável o uso de um bom xampu.  Se aplicar condicionadores, cremes leave-in ou máscaras de tratamento, jamais  passe o produto no couro cabeludo.

Receitas Naturais para Melhorar a Oleosidade

Receita 1: Pasta de maçã

  • Uma maçã
  • 1/2 limão
  • 1/2 copo de água mineral.
Como aplicar: Triture todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta. Passe a mistura no couro cabeludo, de preferência com um pincel. Deixe agir de 15 a 20 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente.

Receita 2: Água com Vinagre

  • 1 colher de sopa  de vinagre de maça orgânico
  • 5 colheres  de sopa de água mineral ou filtrada
Como aplicar: Lave os cabelos normalmente. Prepare a mistura e coloque em um recipiente com borrifador. Borrife a mistura de vinagre de maça e água nos fios, inclusive no couro cabeludo e deixe secar naturalmente.

Argila para Cabelos Oleosos

A argila desintoxica o couro cabeludo, deixando-o mais saudável, ativando a circulação sanguínea da área e regenerando o couro cabeludo. A argila funciona também como um produto de limpeza profunda, pois faz uma esfoliação limpando e retirando resíduos acumulados.
A melhor argila para tratar a oleosidade é a argila verde, pois tem ação adstringente. Ela  também combate a caspa, controla a produção de sebo reduzindo a oleosidade e também trata doenças do couro cabeludo.
Saiba mais como preparar a argila e sobre a argiloterapia nesse post.

Óleos Essenciais para Colocar no Xampu

Os óleos essenciais podem ser um verdadeiro tratamento para nossos cabelos. Eles ajudam no fortalecimento, queda, caspa e também são ótimos para tratar problemas de oleosidade. Segue uma receitinha com óleos específicos para cabelos oleosos.
Escolha um xampu neutro (você encontra em farmácias de manipulação) ou use xampu para crianças. Para 100ml de xampu:
  • 5 gotas de óleo essencial de Tea Tree
  • 4 gotas de óleo essencial de Sálvia ou tangerina
  • 5 gotas de óleo essencial de Hortelã pimenta
  • 4 gotas de óleo essencial de Cedro ou patchouli
Como preparar o xampu: Em um recipiente, pingue as gotas de óleo essencial descritas acima e acrescente aos poucos xampu neutro e misture bem. Armazene em embalagem escura e, se possível de vidro, para melhor conservação das propriedades medicinais dos óleos essenciais.
(Obs: Para comprar os óleos essenciais, recomendo a Natue. Os óleos essenciais de alecrim e limão também são ótimos para oleosidade)
Postar um comentário