8 de dez de 2014

Sal: Essencial para sua Saúde!

Sal: Essencial para sua Saúde! É muito comum ver notícias alarmantes falando horrores do sal. “O sal mata um milhão de pessoas por ano”, ou outra coisa parecida. Isso tem chocado algumas pessoas que estão deixando de comer sal.
De fato, o sal comum de cozinha pode ser considerado um “veneno”, mas o que você precisa saber é que consumir o sal certo pode fazer muita diferença para melhorar sua saúde.

Porque o Sal Branco Refinado é tão Prejudicial?

Sal: Essencial para sua Saúde!
O sal branco refinado, assim como o sal marinho comum, é obtido através da evaporação da água do mar. Porém, o sal refinado também passa por um processo térmico para retirar a umidade e, também, pelo refinamento e branqueamento. Em ambos os processos, o sal perde quase todos os traços de microelementos ou oligoelementos. Ou seja, ele perde praticamente todos os minerais que estariam naturalmente presentes (inclusive o iodo), restando apenas uma alta concentração de sódio.

Aditivos Químicos colocados no Sal Refinado

O processamento do sal de cozinha, além de retirar tudo que o sal tem de bom (todos seus minerais), ainda inclui aditivos outros químicos que só prejudicam nossa saúde.
Alguns exemplos de aditivos comumente utilizados: Iodeto de potássio, óxido de cálcio, carbonato de cálcio, ferrocianeto de sódio, prussiato amarelo de sódio, fosfato tricálcico de alumínio, silicato aluminado de sódio, dextrose, talco mineral.
É importante citar que em alguns países (inclusive no Brasil), após o refinamento, o sal passa também por um processo de adição de iodo, que ajuda a manter os níveis de iodo da população minimamente em dia. Uma observação: isso é suficiente para evitar doenças como bócio e outras anomalias, mas passa longe de um nível de iodo realmente saudável no organismo.

E qual é o sal mais adequado para consumo?

Sal: Essencial para sua Saúde!
Em geral, o melhor sal para consumo é aquele que não passe por processo de refinamento, pois dessa forma ele 1) mantém os minerais e 2) não tem aditivos extras:o sal precisa ser integral.
Os minerais encontrados no sal são vitais para o bom funcionamento das nossas enzimas e nosso organismo como um todo. Nosso organismo precisa muito de minerais. Alguns deles (como o molibdênio e o vanádio) em quantidades vestigiais – mas ainda assim são vitalmente necessários: e o sal pode ser a melhor fonte de muitos deles! Os sais integrais citados abaixo têm em torno de 82 minerais.

Tipos de Sal Integral

Os tipos mais comuns de serem encontrados são: o sal marinho integral, o sal rosa do Himalaia e a flor de sal.

Sal Marinho Integral

Sal: Essencial para sua Saúde!
O sal marinho integral (diferentemente do sal marinho comumente encontrado em mercados), não passa por nenhum processo térmico, de refinamento, ou branqueamento e, portanto, mantém todos os micro minerais e nutrientes que o sal refinado acaba perdendo.
Assim, o sal marinho permanece com cor e tamanho diferentes do refinado: ele geralmente tem uma cor acinzentada, costuma ter tem grãos maiores e é úmido. É interessante notar também como o sal marinho possui um sabor menos salgado do que o sal refinado. O sal marinho integral pode ser encontrado grosso, fino ou em flocos, nas cores rosa, cinza ou preto.

Sal Rosa do Himalaia

Sal: Essencial para sua Saúde!
O sal de cristal do Himalaia é um produto 100% natural. Ele é recolhido manualmente, sem sofrer nenhum tipo de refinamento. Livre de toxinas e poluentes, esse alimento, recolhido em depósito seculares do Himalaia, é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição – ele carrega mais de 80 tipos de minerais, principalmente ferro, manganês, cálcio, potássio, manganês, selênio, zinco, cobre, iodo, etc.
Além de ser cor-de-rosa (devido ao alto número de minerais), ele salga de forma perceptivelmente diferente que o sal marinho, conseguindo realçar os alimentos, conferindo novas experiências gustativas.
O alto poder desintoxicante do sal rosa é benéfico para ajudar a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Além disso, a alta concentração de magnésio, por exemplo, é benéfica para prevenir cãibras e fortalecer os músculos e o sistema imunológico.

Flor de Sal

Sal: Essencial para sua Saúde!
É uma das versões mais delicadas, perfeita para dar um toque final à comida. O ideal é acrescentá-la ao preparo depois de desligado o fogo, para não perder sua característica crocante. Combina com carnes vermelhas, mas deve ser usada em pequeníssima quantidade, por conter bastante sódio. Além disso, esbanja magnésio, iodo e potássio. Forma-se na superfície das salinas, por ação do vento, e é composta de pequenos cristais. Existem vários tipos, mas o mais famoso é o da região de Guérande, no norte da França.

Resumo dos Benefícios do Sal Integral

  • Fornece a energia aos músculos.
  • Ajuda a combater as carências de minerais provocadas por uma má alimentação.
  • Diminui a acidez gástrica.
  • Estimula a circulação sanguínea, respiratória, sistema nervoso, rins e vias urinárias.
  • É antialérgico
  • Estimula a cura de feridas, alivia a psoríase.
  • Combate o bócio.
  • Mantém o equilíbrio da tiroide.
  • Regula o excesso de sódio e potássio.
  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células.
  • Promove padrões de sono saudável.
  • Desintoxica o corpo de metais pesados.

Onde Comprar?

Infelizmente, você não vai encontrar esses tipos de sal nos supermercados comuns. Você encontra em casas de produtos naturais. E é claro, o preço é bem mais “salgado” :). Mas, no final das contas, vale muito a pena!
Bem, é isso! Espero ter esclarecido suas dúvidas a respeito de qual é o melhor sal para se consumir!
Postar um comentário