15 de dez de 2014

Descubra qual o sabonete ideal para a sua pele

Você provavelmente já se questionou sobre qual sabonete deve escolher para cuidar da pele do rosto e do corpo, certo? Entre tantas opções, os especialistas deixam logo um recado básico: o melhor é evitar as versões em barra e aqueles que têm fragrâncias de flores e frutas, sendo melhor optar pelo sabonete líquido para limpar tanto o rosto quanto o corpo.“Independente do tipo de pele, os sabonetes líquidos são os mais indicados.
O produto tem o pH [ significa "potencial Hidrogeniônico" e é uma escala que mede o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um determinado produto] mais próximo do da pele causando uma menor alteração nas características fisiológicas da cútis. No caso da limpeza do corpo, pode-se usar os produtos em barra, porém, prefira os glicerinados, que são mais suaves e umectantes [absorvem a umidade, portanto, mais hidratantes]”, indica a dermatologista Marcia Linhares.
No caso da higienização do rosto, é importante usar sabonetes que tenham componentes adequados às necessidades específicas de cada tipo de pele. “Antes de mais nada, o sabonete deve limpar a cútis. Mas é extremamente importante que essa remoção de impurezas não comprometa a principal função da pele, que é a de atuar como barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos Saiba qual sabonete é recomendado para a sua pelePELE SECASegundo Anita, o ideal é utilizar um sabonete que possua a capacidade de limpar a pele e hidratar. “Devem ser emolientes e hidratantes, que promovam limpeza suave mantendo um filme protetor na pele, o auxilia na prevenção e tratamento do ressecamento cutâneo”, complementa Marcia. “Para tanto, os sabonetes para esse tipo de pele devem possuir componentes como os óleos vegetais, de macadâmia e castanha do Brasil”.NORMAIS A MISTAS “Quando estamos diante de peles normais a mistas, a remoção de oleosidade deve ocorrer, mas sem causar ressecamento da cútis. Para obter esse resultado, alguns agentes como Ácido Salicílico, Alfa Hidroxiácidos e o Ácido Glicólico podem ser utilizados, já que eles têm o poder de promover uma renovação celular”, explica Anita. “No caso específico das peles normais, os sabonetes devem possuir agentes descongestionantes como o extrato de camomila”, ensina Marcia.OLEOSARequer sabonetes que limpam profundamente a pele. “Tanto esse tipo de cútis quanto a mista necessitam de produtos que tenham ação adstringente e refrescante, caso do extrato de Hamamélis e green tea [chá verde]”, comenta dra. Marcia.PELES SENSÍVEIS“Devem ser tratadas com maior cuidado. Recomendo o uso de sabonetes que possuam ativos calmantes e hidratantes”, diz Anita. “Importante que contenham ativos que recuperem a função de barreira da pele, como as Ceramidas e Aquaporine Active®. Não devem conter fragrâncias”, diz Marcia.

SAIBA QUAL SABONETE É RECOMENDADO PARA A SUA PELE

PELE SECA
Segundo Anita, o ideal é utilizar um sabonete que possua a capacidade de limpar a pele e hidratar. “Devem ser emolientes e hidratantes, que promovam limpeza suave mantendo um filme protetor na pele, o auxilia na prevenção e tratamento do ressecamento cutâneo”, complementa Marcia. “Para tanto, os sabonetes para esse tipo de pele devem possuir componentes como os óleos vegetais, de macadâmia e castanha do Brasil”.
NORMAIS A MISTAS
“Quando estamos diante de peles normais a mistas, a remoção de oleosidade deve ocorrer, mas sem causar ressecamento da cútis. Para obter esse resultado, alguns agentes como Ácido Salicílico, Alfa Hidroxiácidos e o Ácido Glicólico podem ser utilizados, já que eles têm o poder de promover uma renovação celular”, explica Anita. “No caso específico das peles normais, os sabonetes devem possuir agentes descongestionantes como o extrato de camomila”, ensina Marcia.
OLEOSA
Requer sabonetes que limpam profundamente a pele. “Tanto esse tipo de cútis quanto a mista necessitam de produtos que tenham ação adstringente e refrescante, caso do extrato de Hamamélis e green tea [chá verde]”, comenta dra. Marcia.
PELES SENSÍVEIS
“Devem ser tratadas com maior cuidado. Recomendo o uso de sabonetes que possuam ativos calmantes e hidratantes”, diz Anita. “Importante que contenham ativos que recuperem a função de barreira da pele, como as Ceramidas e Aquaporine Active®. Não devem conter fragrâncias”, diz Marcia.
Postar um comentário