2 de nov de 2014

Truques para evitar enjôo ao andar de carro de ônibus * 1

Fazer uma viagem de carro ou ônibus pode ser mais desafiador para pessoas que ficam com enjôo demovimento.
Quando a doença se instala não há paisagem que consiga superar os sintomas: náusea, suor, coração acelerado e dificuldade para respirar. Quem convive nesta condição entende o sofrimento que é fazer uma viagem sobre rodas.
O que ocorre basicamente é que todos os sentidos da pessoa são ativados ao mesmo tempo. Se houver algum ‘desalinhamento’ entre eles ocorre o que é chamado de desequilíbrio, ou enjôo do movimento. Seus olhos estão dizendo que você está parado e os ouvidos dizendo o oposto. E o mal estar é uma resposta do corpo dizendo “algo não está certo”.
Outras maneiras de ficar com o mal estar de movimento é em navios e barcos, certos brinquedos de parques de diversões, cinemas com telas muito grandes. Porque você sente-se que está se movendo quando está parado. Os olhos dão a impressão de que você está se movendo e o líquido dos ouvidos internos passa ao cérebro uma informação diferente.
Todas as pessoas são susceptíveis de apresentar os sintomas em ocasiões específicas, mas algumas são mais resistentes que outras. Pessoas com problemas de visão ou nos ouvidos internos têm mais possibilidade de apresentarem a dificuldade. Diabéticos às vezes ficam com os pés dormentes e podem apresentar os sintomas, já que não conseguem identificar pelo tato se estão se movendo. Alguns estudos mostram que se a sua mãetem enjôo de movimento você terá mais chance de também ter, mas esta é uma associação bem fraca,geneticamente falando.
O Dr. Sanjay Gupta, da CNN, tem uma sensação paralisante. Mesmo depois de viagens relativamente curtas ele precisa de 30 a 40 minutos para se restabelecer. Ele fica suado, severamente nauseado ao ponto de sentir que irá vomitar, não consegue raciocinar bem, não consegue sequer falar ao telefone naquele instante, pois quaisquer tipos de estímulos podem fazê-lo piorar.
Deitar e fechar os olhos pode ajudar, pois isso “desliga” um dos sentidos conflitantes. Mas às vezes isso é umafaca de dos gumes, pois é necessário começar e parar o tempo todo e isso pode fazer as coisas piorarem demais.
Algumas vezes ele pede para seu motorista deixá-lo dirigir. Quando está dirigindo o Dr. Sanjay não fica com enjôo, pois todos os sentidos estão disparando no mesmo nível, segundo ele. Abrir a janela pode ajudar, mesmo no tempo frio, para pegar um ar fresco. Algumas vezes ele come algo antes da viagem para que a náusea de movimento não se associe ao estômago vazio.
Sentar-se no banco da frente ajuda, pois permite um campo de visão mais amplo e pode ver as coisas se movendo ao seu redor para que o sentido do equilíbrio do ouvido não conflite com a visão. Se o motorista pisa no freio a sensação no ouvido interno coincide com o que se está vendo. Se você estiver no banco de trás, a visão limitada não combina com o movimento do líquido do ouvido interno e o mal-estar no estômago começa, porque você não estava esperando aquela freada. Você sabe que o carro está freando, mas leva um momento até os olhos acompanharem e todo esse processo pode levar ao enjôo de movimento.
Sanjay é médico e paciente e afirma que não existe tratamento para enjôo de movimento. Os sintomas podem ser tratados com Dramin, ou outros medicamentos similares, mas evitar que efetivamente aconteça a sensação é muito difícil, especialmente através de treinamento. Mas ao entrevistar aviadores das forças especiais o Dr. Sanjay ouviu que o melhor é vomitar o mais cedo possível, pois o movimento de ficar evitando o vômito é exatamente o que parece deixar os pacientes tão mal e levar aos suores.
Outras dicas para tentar evitar o enjôo de movimento em viagens mais longas é olhar ao máximo a paisagem ao redor, pois ela se move junto com o ouvido interno. Evitar comidas apimentadas dando preferência paraalimentos mais suaves e secos. As crianças e os idosos devem ir o máximo possível para terra firme de tempo em tempo. Em barcos ou navios é melhor ficar no convés do que em uma cabine, quando se está enjoado, pois a visão do horizonte se movimento combina com as variações da embarcação no ouvido interno.
Pesquisas recentes mostraram que cápsulas de gengibre são excelentes para evitar náuseas, melhores até do que medicamentos conhecidos e com a vantagem de alguns //*efeitos positivos ao invés de colaterais. Toda vez que agente sai de ônibus ou kombi é isso .
Postar um comentário