6 de nov de 2014

Estou tentando tira vírus do blogue *

Estou lendo tudo sobre vírus como tira mas cada vez que eu faço o que eu vejo como tira o vírus não adianta ele não some e assim estou tirando propagando tudo que está carregando ele de vírus vamos vê se eu consigo eu li um artigo aqui estou fazendo mais até agora nada

Dicas para evitar e rNa hora que vi a mensagem do anti-vírus dizendo que o site estava bloqueado por conta de vírus entrei em pânico e não sabia o que fazer. Recorri ao Google e, olha só, foi de pouca ajuda. Não existe muita informação sobre o assunto para leigos na internet! Sofri um bocado durante esses dias tentando a todo custo limpar o meu site e não foi fácil. Mas unindo os poderes com meu pai (que também é dono de site. Inclusive, quem é professor de português ou conhece um, dê uma olhada no site Sala de Atividades que lá tem várias atividades gratuitas para professores do ensino fundamental) consegui resolver o problema hoje de manhã.

A falta de ajuda que encontrei na net me fez decidir por partilhar essa experiência com vocês. Sei que muitos aqui são donos de blogs literários também e sei também que a maioria não entende muito de programação. Por isso decidir fazer uma nova coluna no blog e vou estreá-la hoje: Dicas para blogs literários. E o primeiro assunto é: Como retirar vírus e malware do meu blog? Como proteger meu blog de vírus e malware?
Eu realmente recomendo que todos os donos de blogs leiam esse post. Acreditem: pode acontecer com qualquer um.
Infelizmente ninguém está isento de ser atacado por vírus e malwares na internet. Seja por descuido, seja por ataques mal intencionados de terceiros. O problema só aumenta porque muitos de nós, blogueiros literários, estamos mais preocupados em criar conteúdo e normalmente entendemos apenas o básico de programação na internet e pouco, ou quase nada, de segurança de sites/blogs.
Ainda é um mistério para mim porque alguém resolveria invadir e sacanear um blog sobre livros, mas seres humanos são bastante imprevisíveis. Já que isso está aí no mundo, vale a pena tomar algumas medidas para que não aconteça. E se já aconteceu com você, bem, siga os passos e saiba o que fazer.
Informação importante: blogs com vírus/malware entram na lista negra do Google e aparecem com alerta na hora das buscas. Isso significa que você perderá acessos e que o Google irá te bloquear caso seu site/blog esteja infectado.
Esse post apresenta algumas dicas de segurança para blogs em servidores gratuitos e pagos, discute algumas medidas de segurança, o que fazer caso o seu blog tenha sido infectado e como tirar seu blog da lista negra do Google.

Blog em servidores gratuitos (Blogger, WordPress.com, etc):

Um blog num servidor gratuito normalmente tem um pouco mais de segurança (afinal, o código normalmente é mais fechado) e a empresa que oferece o serviço é a responsável por conter invasões no geral. No entanto, esses blogs estão mais sujeitos a invasões em massa que têm efeitos mais sérios. Algumas vezes hackers invadem todo o sistema (ou seja, o Blogger inteiro) e saem deletando coisas e/ou contaminando arquivos.
Mas falando em contaminações individuais, as mais comuns se dão por conta do uso de alguns gadgets ou plugins de origem duvidosa. Muitas vezes vemos algo que seria perfeito para nosso blog (aquele contador de visitas ou um calendário bonitinho) e logo colocamos na nossa página. Esses gadgets/plugins podem conter malwares, ou seja, scripts que acabam por contaminar o seu blog. Alguns desses malwares têm o efeito de sair disseminando a coisa ruim para blogs amigos e visitantes!
A coisa é bastante séria. Por isso, sempre procure usar gadgets/plugins oficiais (aqueles recomendados pelo Blogger ou WordPress, por exemplo) e que estão no próprio site. A mesma coisa vale para templates. Eu sei, aquela template era simplesmente perfeita, mas quem é que garante que quem desenvolveu não implantou um script oculto nela? Procure as templates recomendadas pela sua plataforma, pois ela é garantida.

Blogs em servidores pagos (WordPress.org e outros):

Um servidor pago tem a vantagem de oferecer assistência técnica e maior apoio em situações com essa. Mas fique atento e insista. Não aceite deletar todo seu conteúdo antes que o servidor lhe ofereça algum tipo de scan do vírus e te informe exatamente quais arquivos estão infectados (eles têm acesso a essa informação!). Peça também uma sugestão de como resolver o problema e só deixe a remoção total de arquivos acontecer em último caso. Peça também que o servidor lhe esclareça de onde veio o vírus (porque pode ter sido uma falha do sistema deles) e quais são as soluções que eles oferecem para maior proteção do seu blog.
A mesma coisa que a respeito dos gadgets e plugins que comentei nos servidores gratuitos deve se manter no caso de servidor pago. E a atenção deve ser redobrada: num servidor pago temos maior liberdade para instalar plugins e templates então muitas vezes saímos por aí buscando recursos em sites terceiros e não prestamos atenção na origem. Cuidado na hora de instalar esses programas, pois eles podem conter scripts maliciosos dentro. Mais uma vez fique nos plugins e gadgets oferecidos pela sua plataforma (no caso aqui doLivros de Fantasia, eu uso o WordPress.org), no máximo use plugins feitos por empresas especializadas no assunto. A mesma coisa vale para templates.

4 Dicas Básicas para proteger o seu blog

  • Mantenha seu anti-vírus atualizado: aquela imagem que você postou pode ter um vírus que estava no seu próprio computador e agora está contaminando o seu blog! Anti-vírus é essencial em todos os momentos e se você puder pagar um, melhor ainda. A assinatura anual do Avira Premium (que é o que eu uso) é R$50 anuais e eles fazem umas promoções de vez em quando. Pense que é um investimento. Sempre dê um scan no seu pen-drive e passe o anti-vírus regularmente em todos os seus arquivos.
  • Evite instalar gadgets e plugins não-oficiais: eu sei que é difícil e que parece que o mundo perdeu metade da graça, mas procure ficar nos gadgets e plugins oficiais do Blogger, WordPress, ou da plataforma que você usa. Se precisar utilizar algum de fora, procure por sites confiáveis e evite aqueles blogs obscuros. Vale a pena fazer o download do plugin pro seu computador, descompactar o arquivo e passar o anti-vírus nele antes de usar no seu blog!
  • Use temas indicados pela sua plataforma: outra coisa difícil, mas usar um tema ou template desenvolvido por alguém que você não sabe quem é pode ser um grande risco. Tente dar uma costumizada nas templates recomendadas pela plataforma. Pense que é melhor ser mais simples e mais seguro do que ter uma template maravilhosa que vai trazer um vírus que irá destruir meses do seu trabalho!
  • Faça backups do seu blog regularmente: tenha sempre os arquivos do seu blog guardados no seu computador. Existem sim vírus e malwares que deletam arquivos. Acredite, melhor ter o trabalho de ficar fazendo backup sempre do que simplesmente descobrir que seu blog sumiu!
Para servidores pagos:
  • Instale um plugin de detecção de vírus e malwares: No WordPress.org, que é a plataforma que uso, sei que existem plugins anti-malware recomendados pela própria plataforma. Mas pesquise pois alguns plugins simplesmente mostram os arquivos infectados, não deletam.

MEU SITE JÁ ESTÁ CONTAMINADO, O QUE EU FAÇO????

Em primeiro lugar, calma. Muita calma.
E avise seus leitores do que está acontecendo: nessas horas, honestidade é fundamental.
  1. Passe o anti-vírus no seu computador e tenha certeza que o vírus ou malware não veio do seu PC. Se ele estiver no seu computador, resolva o problema com o anti-vírus e parta para descobrir qual arquivo do seu blog pode estar infectado. Atenção especial para figuras e outros tipos de upload. Dica? Vá deletando até descobrir qual foi. Se o vírus não estiver no seu computador, respire fundo para descobrir onde ele está e vá para o próximo passo.
  2. Exclua os gadgets e plugins de origem duvidosa do seu blog (sem dó, ranca fora mesmo!)
  3. Exclua sua lista de blogs amigos (caso algum blog da lista esteja contaminado, você recebe um alerta vermelho de estar linkando blog contaminado! Ou seja, muitas vezes o vírus/malware nem é seu!)
  4. Se mesmo assim nada melhorou, é hora de pensar em excluir a sua template. Eu sei, é triste, mas é uma opção real.
  5. Se nenhum dos passos anteriores adiantou, contate sua plataforma para instruções mais específicas.

etirar vírus e malwares do seu blog estou e pedir pra muda minha capa meu blogue fazer um novo que acabou vindo com vírus e depois também que fiz uma parceria também deu vírus*

Postar um comentário