23 de nov de 2014

Açúcar faz mal

O açúcar faz mal à saúde pois além de estar intimamente relacionado à diabetes, para digeri-lo o organismo utiliza vitaminas e minerais de outros alimentos ou de reservas do próprio corpo.
O açúcar refinado contém uma grande quantidade de calorias, que contribui para o acúmulo de gorduras, especialmente na barriga. Ele pode até irritar a mucosa do tubo digestivo e gerar doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos, e formação de cálculos na vesícula biliar.
A trombose coronariana, problemas de estômago, cáries, varizes, hemorróidas e distúrbios emocionais são outras doenças causadas pelo consumo excessivo do açúcar branco refinado. A prisão de ventre e outros problemas intestinais ocorrem devido à alta concentração de sacarose e à falta de vitaminas, fibras e minerais no açúcar.
A maior parte do açúcar consumido está "escondido" em refrigerantes, sobremesas, cereais matinais e nas receitas doces. Quando o indivíduo observa estes alimentos sente desejo em ingeri-los porque quando eles chegam ao estômago são absorvidos e levam a que o cérebro liberte dopamina, uma substância que provoca um efeito viciante, como o sentido em casos de droga. 
Assim, o ideal é ir diminuindo gradativamente a quantidade de açúcar pouco a pouco para uma reeducação do paladar e cerebral, de modo que seja possível eliminá-lo completamente da alimentação e optar por alimentos em sua condição natural, sempre que possível.

Açúcar envelheceEstá comprovado cientificamente que o excesso de açúcar na alimentação envelhece. Isso ocorre porque, entre outras coisas, o açúcar faz com que o colágeno, uma substância importante que mantém a pele firme, ligue-se incorretamente, resultando em rugas.

A recomendação para o consumo reduzido de açúcar envolve além de adicionar menos açúcar no café ou no chá. reduzir o consumo de refrigerantes e de outras bebidas industrializadas  pois possuem altos níveis de açúcar em sua composição. E oaçúcar faz mal à saúde, e aceleram o aparecimento da flacidez na pele 
É importante aliar uma dieta equilibrada com carboidratos menos processados sempre acompanhados de alimentos como frutas ou vegetais que oferecem ao organismo além de energia, vitaminas que diminuem o efeito oxidante do açúcar, reduzindo assim a velocidade do envelhecimento celular.
Postar um comentário