31 de out de 2014

Tartaruga para aquário e aquário para tartaruga!


As tartarugas são bichinhos dóceis, lentos, que interagem com os humanos de seu jeito discreto, e que podem viver junto a eles harmoniosamente, principalmente se os humanos fornecerem boas condições dealimentação e um habitat adequado para elas. Ter um aquário com tartarugaspode ser uma opção para quem não quer ter bichinhos de estimação convencionais e aprecia bichos calmos e curiosos. As tartarugas podem viver até 30 anos e nesse período podem crescer e necessitar de um ambiente/aquário maior. Conheça os principais cuidados para criar uma tartaruga em casa com o máximo de cuidado e responsabilidade.
 Aquário tartarugaAlimentação: As tartarugas comem dentro da água para não engasgarem. Existem no mercado rações específicas para tartarugas domesticadas que contém os nutrientes que elas necessitam, como o cálcio. As tartarugas também gostam de verduras, como alface e espinafre, e também de cenoura.
Aquário:
  • Tamanho: O tamanho do aquário depende do tamanho da tartaruga. Se elas forem recém-nascidas o aquário pode ter o tamanho de 20 x 20 x 30, mas é sempre ideal que o aquário já seja feito de acordo com as medidas do animal adulto, para não ocorrerem mudanças constantes de ambiente, o que pode acabar estressando o animal.
  • Área seca e área molhada: É necessário que dentro do aquário exista uma rampa para a tartaruga sair da água e ir para uma área seca quando necessitar. Ambas as áreas são necessárias para o habitat da tartaruga. Na área seca você pode fazer uma caverninha para a tartaruga se abrigar. Na área molhada a profundidade da água deve ter no mínimo o mesmo comprimento da tartaruga, é necessário que ela consiga ficar em pé dentro d’água e a água a cubra.  O aquário das tartarugas não necessita de decoração como pedras, areia ou cascalho. É melhor que não tenha nada para a tartaruga não correr o risco de engolir alguma coisa pois ela é um animal extremamente curioso!
  • Iluminação: O aquário deve ficar num local iluminado, mas não com incidência direta do sol. As tartarugas necessitam do sol pois a vitamina D3 é essencial para seu desenvolvimento e saúde. Para aquários em que não bate sol existem lâmpadas especiais que emitem o raio UV necessário para a tartaruga. De todo modo, coloque a tartaruga para tomar sol 3 vezes por semana durante alguns minutos.
  • Ambiente: Também deve ser um local silencioso, longe de aparelhos de som e televisão, pois a tartaruga possui ouvidos muito sensíveis. Observe o animal em seu habitat. Uma tartaruga satisfeita ficará a maior parte do tempo na água, do contrário tentará sair, subirá nas paredes do aquário e escapar.
  • Plantas: Faz bem ao animal que o aquário seja decorado com plantas. A tartaruga pode se alimentar das plantas que contém vitamina A e fazem bem às suas vistas e à sua carapaça. As plantas aquáticas preferidas das tartarugas são a Vallisneria sp., Naja guadalupensis, Hydrilla sp., Potamogeton nodosus e Myriophyllum spicatum. Para a parte seca o hibisco e a papoula são apreciados, e também verduras como a couve. O aquário não pode ser tampado pois o excesso de umidade pode provocar doenças.
  • Limpeza: Uma vez por semana no mínimo é o numero de vezes que você deverá limpar o aquário da tartaruga, elas fazem mais lambança nos aquários que os peixes. Utilize filtros potentes e que fiquem submersos para auxiliarem na limpeza.Tartarugário
Postar um comentário