Aprenda a Fazer a Autentica Tapioca Nordestina

A tapioca é um dos pratos típicos de diversos estados do Nordeste, servida com os mais variados recheios, que podem ser tanto doces quanto salgados.
Aqueles que visitam a maravilhosa região brasileira e provam a especialidade culinária não se arrependem e voltam para casa querendo experimentar todos os deliciosos recheios de tapioca, como carne seca e leite condensado.
Se você é uma dessas pessoas, veja como preparar Tapioca com Carne de Sol e mate a vontade do prato sempre que quiser.
Ingredientes da tapioca:
- 2 xícaras (chá) de polvilho doce
- ½ xícara (chá) de água
- cebolinha picada para polvilhar
Ingredientes do recheio:
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas cortadas em rodelas finas
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1 pimentão amarelo picado
- 1 cubo de caldo de legumes
- 4 tomates picados e sem sementes
- 4 xícaras (chá) de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- Pimenta-do-reino e sal a gosto
- ½ xícara (chá) de cebolinha picada
Modo de preparo da massa e do recheio:
Aqueça o azeite em uma panela, em fogo médio, e refogue a cebola e o alho. Depois, adicione o pimentão, o tomate, o caldo de legumes e frite tudo até amaciar.
Coloque a seguir a carne desfiada e misture bem, temperando tudo com sal e pimenta a seu gosto. Por fim, retire a panela do fogo, coloque a cebolinha e reserve.
Para fazer a tapioca, misture o polvinho na água, aos poucos, e esfregue tudo com as mãos até que se forme uma farinha granulada e úmida. Se precisar, coloque mais água. Passe essa mistura em uma peneira e deixe reservada.
A seguir, aqueça uma frigideira antiaderente e seca em fogo baixo, espalhe um pouco da mistura de polvilho até que o fundo da panela seja coberto e espere a massa firmar. Vire a massa com uma espátula, coloque uma porção do recheio em uma metade da massa, junto com um pouco de requeijão, e dobre a massa ao meio.
Faça a mesma coisa com toda a massa, até que chegue ao fim, transfira tudo para uma travessa, polvilhe com cebolinha e sirva.