25 de out de 2014

Dogue Alemão

Aparti de hoje vou amostra cada raça de cão par vocês:

Informações gerais

Dogue Alemão (Deutsche Dogge, Dinamarquês, Great Dane, Grande Danois)

TAMANHO
Macho: No mínimo 80 cm.
Fêmea: No mínimo 72 cm.
PESO
Macho: De 50 a 70 kg.
Fêmea: De 50 a 70 kg.
PERFIL
Grande cão pesado
TEMPERAMENTO
Dotado de boa naturalidade, é muito próximo de seu dono. SINAL PARTICULAR: O tamanho, que faz dele o maior cão de companhia.
Esse animal impressionante sofre de uma reputação injustificada de agressividade. De fato, o Dogue Alemão é amigável, dócil e gosta de carinho. Ele precisa viver em contato estreito com o dono. Ele aprecia muito a vida em família e crianças. É preciso acostumá-lo muito cedo às diferentes formas de estresse que ele encontrará na cidade. Apesar do tamanho, ele vive bastante bem em apartamento, com a condição de que tenha espaço suficiente por perto, para que possa manter a forma. Ele é reservado com estranhos, mas sem agressividade. É preciso adestrá-lo com doçura e paciência. Seu faro mediano e o tamanho enorme impediram que fizesse carreira como cão de polícia.A pelagem tem pelo curto, liso e brilhante, bem assentado e rente. Distinguem-se várias cores: O Dogue fulvo, cuja cor de fundo vai do amarelo-ouro-claro ao amarelo-ouro-intenso, com uma máscara preta desejada; o Dogue malhado, que tem as mesmas cores de fundo, com ranhuras pretas extremamente regulares, com máscara preta procurada; o Dogue arlequim (branco misturado com preto), cuja cor de fundo é o branco puro com manchas preto-de-laca de dimensões variadas; o Dogue preto, de cor preto-de-laca, no qual marcas brancas são admitidas. Os Dogues com manto, cujas partes inferiores do corpo são brancas, e os Dogues ditos "Plattenhunde", com grandes pintas pretas sobre fundo branco, são ligados à família dos Dogues pretos. O Scooby Doo, do desenho animado, é um Dogue Alemão.

Características do Dogue Alemão

  • Nível de energia : Baixo
  • Exercício : Pouco
  • Brincalhão : Não muito brincalhão
  • Nível de afeição : Muito apegado
  • Amigável com outros cachorros : Tímido
  • Amigável com outros animais de estimação : Tímido
  • Amigável com estranhos : Muito amigável
  • Fácil de Treinar : Moderado
  • Cão de Guarda : Sim
  • Habilidade de proteção : Moderado
  • Cuidados com a aparência : Poucos
  • Tolerância ao frio : Baixa tolerância
  • Tolerância ao calor : Baixa tolerância

Saúde

O Dogue Alemão precisa de uma dose moderada de exercícios diários. Apesar de sua aparência imponente, não é adequado para viver fora de casa, e idealmente é melhor que ele divida seu tempo entre dentro de casa e no quintal. Precisa de uma boa cama e espaço para se esticar. Alguns tendem a babar. Cuidado com a pelagem é mínimo.Cão com predisposição a torção gástrica, uma das principais causas de morte da raça. Deve-se evitar alimentar o animal com grandes porções de comida logo em seguida deixá-lo exercitar-se. Essa raça também tem predisposição a problemas ósseos devido ao crescimento rápido, além de displasia coxo-femoral.Expectativa de vida: 6 a 8 anos.

Origem

As origens do Dogue Alemão, oriundo dos grandes Molossos da Antiguidade, deram lugar a inúmeras controvérsias. Em seus escritos, o naturalista Buffon faz alusão a esses cães, que ele chamava de "Grandes Dinamarqueses". Talvez visse neles os descendentes do Dogue Inglês, que teria origem escandinava. Na Idade Média, em todas as cortes da Europa, grandes cães do tipo Dogue, bastante próximos dos outros, eram destinados á caça, guardavam os castelos e faziam companhia aos senhores. Depois de passar por muitos cruzamentos, em particular com Lébreus, esses Dogues foram aos poucos se apurando e começaram a se parecer com os Dogues Alemães de hoje em dia. A variedade que teria dado origem ao tipo atual era criada na Alemanha, desde o fim do século XVIII. O nome de Dogue Alemão foi então adotado. Os ingleses, que reivindicavam a paternidade da raça, deram ao mesmo cão o nome de Great Dane ("Grande Dinamarquês").

Postar um comentário