23 de out de 2014

2 parte das perguntas sobre você deve saber*

HIGIENE

Como se deve tratar o aparecimento de verrugas na criança?

As verrugas são relativamente frequentes nas crianças e devem-se a infeções cutâneas virais causadas pelo vírus do papiloma humano (VPH). Embora possam aparecer em qualquer parte do corpo, são mais frequentes nas mãos e nos dedos. Podem ser únicas ou múltiplas e desaparecem por si só, embora também se possam alastrar por auto-inoculação.

Muitas vezes, recorre-se a um tratamento psicoterapêutico ou a medidas caseiras, cuja eficácia é difícil de avaliar. O uso de tratamento com frio (crioterapia), eletrocoagulação ou medidas mais conservadoras, como pomadas com ácido salicílico, são os p

HIGIENE

Como se deve tratar a pele atópica?

A dermatite atópica é um processo extraordinariamente frequente, sobretudo nos países desenvolvidos. Quando há antecedentes de atopia na família, o risco dos filhos serem atópicos é elevado. Nestes casos, deve-se promover especialmente o aleitamento materno, devem-se evitar determinados alimentos (chocolate, cacau, frutos secos, morangos, etc.), usar roupa de seda ou algodão, evitando a lã e as fibras artificiais, e utilizar sabonetes neutros. Por vezes, o banho diário não é aconselhável. O calor excessivo, a transpiração e o stress devem ser evitados, pois podem aumentar a comichão, a irritação da pele, que é a principal manifestação da dermatite atópica. Se a criança realmente apresentar uma dermatite atópica, deverá ir ao pediatra para que confirme o diagnóstico e, em caso positivo, ponha em prática as medidas terapêuticas adequadas.
rocedimentos terapêuticos mais habituais e com bons resultados.

HIGIENE

O que fazer se a criança rói as unhas?

Roer as unhas é relativamente frequente, mas não deve ser motivo de grande preocupação. Muitas vezes, é a consequência de uma situação de ansiedade ou de stress vivida pela criança. Convém desdramatizar a situação, não ralhar nem aplicar substâncias de sabor desagradável nas unhas, luvas, etc., já que estas medidas costumam ser pouco eficazes.

Postar um comentário