23 de out de 2014

1 parte das perguntas frequentes sobre nossos filhos*

Eu quero guloseimas!!! Nessa fases eles só querem isso , o meu come e depois se queixa com dor na barriga Mas será que comer tanto doce faz bem a criança é claro que não , mas de vez enquando não tem problema , mas quando a criança é uma formiguinha quanto mais come doce mais quer eu digo pra ele que faz mal , que da dor na barriga , mais é criança como toda criança não quer saber

A CRIANÇA DOS 3 AOS 7 ANOS

O seu filho está a ficar crescido! Agora, as suas necessidades são outras. Nesta secção queremos ajudá-la a entender o seu filho e a dar-lhe o que necessita nesta nova etapa.


HIGIENE

É muito positivo que ajude o seu filho a cumprir os hábitos de higiene. Passo a passo, sem pressas. Complete a informação e os conselhos que aqui lhe damos com os Guias Kandoo, onde lhe ensinaremos estratégias pedagógicas para que a higiene pessoal do seu filho seja mais um jogo.




  


Sabia que segundo o Projeto Etapas…?


A partir dos 4 anos, a média de banhos/duches por semana é de aproximadamente seis. O momento preferido para dar banho ou duche à criança, em 45% dos casos, é à noite antes do jantar.

49% dos pais com crianças dos 2 aos 7 anos utilizam os novos produtos para a higiene da criança, tais como as toalhitas de WC e papel higiénico húmido.

A partir dos 3 anos, a frequência de solicitação da ajuda de um adulto para se limpar depois de ir à casa de banho diminui.

Chama a atenção o facto de apenas 53% das crianças dos 2 aos 7 anos lavarem sempre as mãos antes de comer, enquanto que aproximadamente 30% o fazem frequentemente. Além disso, aproximadamente 40% das crianças só lavam os dentes uma vez por dia, não seguindo a recomendação dos especialistas em saúde oral (3 vezes por dia).

O estudo reflete o mau hábito de roer as unhas, muito comum entre a população infantil, atingindo 41% entre as crianças dos 3 aos 7 anos e com o valor máximo entre os 3 e os 4 anos de idade.

HIGIENE

Quando é que a criança poderá tomar banho sem a ajuda dos pais?

Quando perceber que o seu filho prefere tomar banho sozinho, sem a sua companhia, faça-lhe a vontade sem problema nenhum. Certifique-se de que deixa a porta da casa de banho aberta, supervisione para que não corra nenhum risco (aquecedores, aparelhos elétricos, etc.) e vigie a situação de forma discreta e despercebida. Este interesse em fazer a sua própria higiene pessoal é uma manifestação da sua independência, pudor, etc.

HIGIENE

É necessário ele lavar os dentes todos os dias? E o que podemos fazer se não o faz?

Os hábitos saudáveis devem ser instaurados não pela força nem por obrigação, mas por convencimento.

O melhor é a criança ver que os pais lavam os dentes após cada refeição e que se preocupam com a sua higiene oral. Devemos explicar-lhes que os dentes são “ferramentas” que servem para cortar os alimentos, a fim de diminuir o seu tamanho, e para os triturar, para facilitar a sua digestão e absorção a nível do estômago e dos intestinos, e que, portanto, devemos cuidar deles e lavá-los para não ficarem restos de alimentos que, a longo prazo, provocam cáries e os vão estragando. Devemos mantê-los em bom estado para que tanto a dentição de leite como a definitiva sejam saudáveis e duradouras.

Postar um comentário