27 de ago de 2014

Utilidades do Bicarbonato de Sódio***

Utilidades do Bicarbonato de Sódio
O bicarbonato de sódio é item básico que não pode faltar na sua casa. Você já deve ter ouvido falar bastante nele, mas você conhece as inúmeras funções desse pozinho super-versátil?
O bicarbonato de sódio é feito de um mineral branco ou transparente chamado natrão, um mineral de carbonato hidratado de sódio, com os elementos hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono (NaHCO₃).
O bicarbonato de sódio é uma substância extremamente barata e fácil de encontrar, e contém propriedades fabulosas que nos permitem utilizá-la de inúmeras formas em nosso dia a dia. Vamos conhecer um pouquinho mais?
  1. O bicarbonato de sódio atua como um antifúngico e neutralizador de acidez. Quando o bicarbonato de sódio é consumido, alcaliniza o corpo pelo aumento de pH, permitindo a oxigenação e combatendo o crescimento de fungos e leveduras.
  2. O bicarbonato de sódio ajuda muito na higiene bucal, reduzindo manchas nos dentes, deixando-os brancos e limpos. Além disso, é um bom remédio para pessoas que sofrem de sensibilidade nas gengivas. É recomendado fazer uma pasta com bicarbonato e algumas gotas de água e aplicar um pouco na escova de dente.
  3. Como xampu, para remover a oleosidade do cabelo: misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e esfregue no couro cabeludo durante o banho. Se você dormium com os cabelos sujos (oleosos), pela manhã polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as raízes secas e esfregue vigorosamente. Se desejar, lave com um pouco de água para não sair de casa com aspecto empoeirado. Este tratamento também elimina o odor. Limpeza doméstica: o bicarbonato de sódio pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Para balcões de cozinha engordurados, utilize o bicarbonato com água. Misture 2 colheres de sopa para 500 ml de água, e coloque em um recipiente com spray. Pode acrescentar também umas gotinhas de limão para dar um cheirinho mais agradável. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.
  4. Renova o ar da geladeira: despeje uma xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela ou simplesmente abra a caixa do produto e coloque-a no fundo da geladeira. Troque a cada um ou dois meses, e o ar da sua geladeira vai ficar sempre fresquinho, sem mau cheiro.
  5. Higieniza alimentos e recipientes: às vezes, uma embalagem plástica continua cheirando, mesmo depois de lavada. Quando isso acontecer, misture de 1 a 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água quente e encha o recipiente. Deixe de molho durante a noite. Para recipientes de metal, misture bicarbonato de sódio com água fervente e deixe descansar.
  6. Remove manchas das axilas das roupas: misture o bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e deixe a camisa ou camiseta de molho por várias horas ou durante toda a noite, até que a cor amarelada desapareça.
  7. Desbloqueia nariz entupido. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um vaporizador.
  8. Para queimaduras do sol: Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água morna. Permaneça alguns minutos mergulhado na banheira. Quando sair, não se enxugue. Deixe a pele secar naturalmente. Você também pode usar uma compressa fria de bicarbonato de sódio com água, diretamente em queimaduras solares localizadas.
  9. Para amaciar e relaxar os pés: Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia de água quente, e coloque os pés de molho durante uns 15 minutos.
  10. Esfoliante: Uma pasta feita a partir de três partes de bicarbonato de sódio, combinadas com uma parte da água pode ser usada como um esfoliante para o rosto e corpo. É natural, barato e suave o suficiente para usar todos os dias.
  11. Para acne: Lave o rosto e em seguida, aplique uma máscara de bicarbonato de sódio e água. Deixe-a por 5 a 10 minutos e lave com água morna. Isso também vai ajuda a te livrar de cravos.
  12. Limpeza das hortaliças: Em uma bacia coloque uma colher de sobremesa e água. Coloque alface, ou couve, ou rúcula, enfim a hortaliça que você quiser lavar, e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, enxágue bem.
Postar um comentário