1 de jul de 2014

Você se preocupa com os parabenos?

Olá queridas! Ultimamente tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre os parabenos. Muitas pessoas tem dúvidas se é mesmo prejudicial à saúde, se causa alergia, câncer… enfim. Vou tentar esclarecer algumas das dúvidas nesse post.

O que são os parabenos?

São produtos químicos que ajudam a conservar os cosméticos. Eles são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas; têm capacidade solvente, antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica. Eles podem ser encontrados em hidratantes corporais, tratamentos faciais, cremes de barbear, protetor solar, xampu, desodorantes, esmaltes, perfumes, maquiagens, e até em medicamentos. Os tipos mais comuns são o metilparabeno(E218), o propilparabeno (E216), o etilparabeno(E214) e o butilparabeno.
Os parabenos, além de conservantes muito eficientes, têm um custo bastante baixo para as indústrias; por isso vêm sendo usados há muitos anos.

Parabenos causam câncer?

Os parabenos, assim como diversas outras substâncias de uso comum, são disruptores hormonais. Isto quer dizer que, no organismo humano, os parabenos passam-se por estrógenos. Conseguem ligar-se aos receptores celulares dos estrógenos e induzem as célula a comportarem-se como se, de fato, tivessem sido ativadas por estrogênios naturais.
Existem alguns indícios que a ação continuada de disrupção hormonal dos parabenos está associada à maior probabilidade de cânceres hormônio-dependentes, especialmente o câncer de mama, em cujos tecidos foi possível encontrar elevada concentração de parabenos. Deve-se lembrar que pelo fato de terem sido encontrados parabenos nos tumores de câncer de mama, não significa necessariamente que o parabeno tenha sido a causa do tumor. Por isso digo que são apenas indícios, e não conclusões (é sempre preciso ser cauteloso para se tirarem conclusões definitivas)
Exitem também evidências que os parabenos aumentam o stress oxidativo e alteram o DNA das células da pele, favorecendo o envelhecimento da pele e aumentando a probabilidade de câncer de pele.

Alergia

A absorção de parabenos através da pele, a partir de produtos de higiene, cosméticos ou fármacos, ou a ingestão de parabenos presentes em muitos medicamentos, pode provocar reações de hipersensibilidade e alergias respiratórias e dérmicas para algumas pessoas.
Estas reações alérgicas e de hipersensibilidade podem ter um início retardado e evoluírem com agravamento lento e progressivo tornando difícil estabelecer a relação causa-efeito, dificultando bastante a detecção da causa.
A ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) afirma que as fórmulas comercializadas atualmente que usam parabenos estão sob controle, pois apresentam quantidade dentro dos limites de uso. O problema, ao meu ver, é que praticamente tudo tem parabenos, então, mesmo que cada produto tenha pouco, a quantidade final em um dia acaba sendo alta demais, podendo trazer danos à saúde. É claro que se você usar um pouquinho não vai fazer mal, por isso acho bom ficarmos atentas e pelo menos tentar reduzir a quantidade diária.
Postar um comentário