15 de jul de 2014

O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo

O que Você Deve Saber Sobre o Reumatismo
Quem nunca ouviu falar que uma ou outra pessoa tem reumatismo, não é? Porém, você sabe exatamente o que é reumatismo?
Para a maioria das pessoas, a referência é de uma doença típica de idosos, porém essa ideia é equivocada: o reumatismo pode atingir crianças, jovens, adultos e idosos.

O que é Reumatismo?

Reumatismo é um nome genérico dado para uma série de doenças que afetam o sistema músculo-esquelético, chamadas coletivamente de doenças reumáticas. Por isso a confusão: quando alguém fala em “reumatismo”, pode estar falando de doenças bem diferentes.
As doenças reumáticas são prevalentes e representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.
Existem muitos tipos de doenças reumáticas; algumas das mais comuns: artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática e artrite reumatoide.

Causas do Reumatismo

As principais causas são de origem infecciosa, endócrina, alérgica ou metabólica. Nessa última pode-se citar a deficiência de elementos básicos como vitamina C e manganês.
Todas as articulações podem ser atingidas, mas há maior incidência nas mãos, inicialmente com dores no punho ou mesmo com a tendinite, além de dores, inchaço e vermelhidão nos locais afetados.

Sintomas Iniciais do Reumatismo

As doenças reumáticas, assim como outras enfermidades crônicas, têm tratamento. Se a doença for descoberta no início e tratada de maneira adequada, o paciente reumático pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física. Os principais sintomas iniciais são:
  • Dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar.
  • Diminuição da flexibilidade da coluna ao calçar sapatos.
  • Limitação para pentear os cabelos.
  • Dificuldade para escovar os dentes.
  • Dor, inchaço e calor nas articulações.Obrigada e tudo de bom*
Postar um comentário