24 de jul de 2014

Gergelim: uma sementinha poderosa!

Gergelim: uma sementinha poderosa!

O que é o gergelim exatamente?

O gergelim é uma semente que proporciona muitos benefícios para a sua saúde. Há muitos séculos, é a base da alimentação libanesa. No quesito nutrição, as sementinhas de gosto requintado não deixam por menos: pequeninas, achatadas e de coloração que varia do branco ao preto, são valiosas graças à grande quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos e fibras. Isso faz que o gergelim seja importante na redução do colesterol, além de possuir propriedades anticancerígenas e antioxidantes.

Propriedades do Gergelim

A semente de gergelim contém grande variedade de princípios nutricionais, como 52% de lipídos (ou gorduras), basicamente ácidos graxos insaturados, o que proporciona grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.
Lecitina: Nesta fração oleosa encontra-se a lecitina, substância que desempenha importante papel adstringente no organismo, além de componente do tecido nervoso. O gergelim é, juntamente com a soja, o alimento mais rico em lecitina, com fração proteica (20%) de alto valor biológico, formada por 15 aminoácidos, com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).
Vitaminas: As principais vitaminas: A, E (tocoferol), B1 (tiamina) e a B2 (riboflavina).
Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.
A presença de cálcio é altamente efetiva para acalmar os nervos, conter a ansiedade e sintomas mentais de estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A. Vale lembrar que tem muito mais cálcio no gergelim do que no leite de vaca.
Sua ação de laxante suave é devido a presença de mucilagens que se desenvolvem após sua hidratação prévia em água filtrada.
Postar um comentário