10 de mai de 2014

Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?

Você faz escova progressiva? Então você já sabe que é preciso tratar os fios adequadamente para mantê-los saudáveis, não é?
No início, o resultado da progressiva é perfeito, as perdas são invisíveis: com o tempo, o cabelo fica mais propenso a perder água e massa. Nutrientes vitamínicos, queratina, aminoácidos, proteínas e outras substâncias estruturais também são perdidas. É preciso fazer todas as reposições necessárias para que ele não vá ressecando e perdendo a vitalidade com o tempo.

Cuidados com os Cabelos Pós Progressiva

Para recuperar o cabelo quimicamente tratado, hidratação nunca é demais. Mas, se a máscara utilizada tem queratina, é preciso usar com moderação, já que o excesso da substância endurece o fio. Produtos que prometem cauterização e nanoqueratinização capilar devem ser aplicados sob orientação de um profissional, pois somente ele sabe a quantidade certa e a hora de usar. Normalmente, os cosméticos vendidos diretamente ao consumidor são menos concentrados. Como a maioria das pessoas não sabe a dosagem correta, dessa forma evita-se um pouco os excessos.
É comum ouvir por aí que o xampu sem sal ajuda a manter a escova progressiva por mais tempo. Porém, essa formulação não existe. Na verdade, todo xampu tem sal. Mas alguns têm menos quantidade da substância na formulação. O fator mais importante a ser observado é o pH do produto.
As químicas da escova progressiva são alcalinas e desencadeiam alterações no pH natural do cabelo, que é ácido (variando de 4,5 a 5,5). O cosmético utilizado deve seguir esse padrão para manter as características naturais e saudáveis, pois a alcalinidade favorece a abertura das cutículas

Cabelos Quimicamente Tratados

Como evitar que os fios com química fiquem quebradiços e opacos?

  • Após qualquer alteração química, os cabelos não serão os mesmos. Além de cuidados específicos no dia-a-dia, é necessário refazer a escova progressiva periodicamente para manter os resultados alcançados.
  • Utilizar produtos indicados pelo cabelereiro auxilia na manutenção dos fios  e do  tratamento. Outra maneira de deixar o cabelo sempre lindo, é a maneira com que se lava. O ideal é massagear a raiz, para manter a oleosidade natural e passar o condicionador a uns três dedos da raiz para baixo.
  • Use xampu com pH neutro e sem corante. Outra opção são os xampus infantis, quando o produto utilizado na escova tiver pequena quantidade de formol. Depois de fazer a escova progressiva, não é recomendado usar xampu para cabelos danificados, ressecados, anti-frizz ou anti-resíduos de limpeza profunda, pois eles aceleram a retirada da química dos fios, fazendo com que a escova dure menos tempo nos cabelos.
  • Você pode usar também xampus para cabelos tingidos, com química ou relaxamento, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva. Procure seguir a mesma linha de tratamento quando for escolher o condicionador.
  • Antes de secar os cabelos com secador, não esqueça de proteger os fios com um leave-in (sem enxágue) com proteção térmica: isso vai evitar que o produto da escova progressiva seja retirado.
  • Não durma com os cabelos molhados, isso modifica a estrutura dos fios. A situação ainda piora se dormir com os cabelos presos: como eles ficam mais elásticos por causa da progressiva, vão se quebrar com muita facilidade e ficar todos marcados. O ideal é secar corretamente antes de dormir.
Um dos principais cuidados pós-progressiva é manter os fios bem hidratados. Após fazer a escova progressiva, os fios são encapados por uma película protetora, e isso impede a absorção de outros produtos pela cutícula do cabelo. Trate os fios com queratina entre 10 e 15 dias antes de fazer a progressiva. Assim, o fio é impermeabilizado com a queratina, mantendo o cabelo hidratado.
Depois de um mês, os cabelos começam a perder a capa protetora da progressiva e a hidratação passa a fazer efeito outra vez.  Aplique semanalmente cremes que contenham ingredientes na composição como lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas, que ajudam a manter a umidade e hidratação natural dos fios. Se não puder ir ao salão, faça a hidratação em casa mesmo. O importante é não deixar os cabelos desidratados.
Postar um comentário