10 de abr de 2014

A CRIANÇA DOS 3 AOS 7 ANOS

O seu filho está a ficar crescido! Agora, as suas necessidades são outras. Nesta secção queremos ajudá-la a entender o seu filho e a dar-lhe o que necessita nesta nova etapa.
A partir dos 3 anos, sem dúvida alguma, a criança sofre uma grande transformação. Torna-se mais crescida. A própria criança começa a aprender com os modelos à sua volta e a imitar condutas dos adultos.

Obviamente, o crescimento da criança continua. Entre os 3 e os 7 anos, as crianças crescem de 6cm a 8cm e engordam cerca de 2kg por ano. O corpo vai ficando definido e a "barriguinha" típica das crianças pequenas desaparece.

A sua atividade motora também se vai aperfeiçoando e mostra capacidades próprias de uma maturação neurológica praticamente completa.


ALIMENTAÇÃO:Dizem que somos aquilo que comemos. Como certamente quer que o seu filho seja forte e saudável, aqui procuraremos responder a eventuais dúvidas que possa ter acerca da sua nutrição.

Sabia que segundo o Projeto Etapas…?



O pequeno-almoço das crianças em casa é composto, bem cedo pela manhã, por leite (92,4%), cereais (62,15%) e bolachas (35%). Durante a manhã, na escola, comem basicamente pão (27,7%), bolachas (21,5%), derivados lácteos (iogurte ou queijo) (18%) e enchidos (16,6%).

A água é a bebida que, maioritariamente, as crianças com idades entre 1 e os 7 anos costumam ingerir ao almoço e ao jantar, mas destaca-se também o consumo de sumos industriais (não naturais) durante e entre as refeições, em maior medida a partir dos 3 anos.

As crianças comem menos verduras a partir dos 3 anos de idade e, além disso, é o alimento mais rejeitado por parte das crianças, sobretudo as verduras cruas.

É de realçar que 3 em cada 4 crianças dos 2 aos 7 anos de idade costumam fazer a refeição principal do meio-dia com a família..

Entre os 3 e os 7 anos, cerca de 45% das crianças consomem guloseimas um a dois dias por semana, embora 20% as consumam mais de 2 dias por semana.
 

HIGIENE:


 É muito positivo que ajude o seu filho a cumprir os hábitos de higiene. Passo a passo, sem pressas. Complete a informação e os conselhos que aqui lhe damos com os Guias Kandoo, onde lhe ensinaremos estratégias pedagógicas para que a higiene pessoal do seu filho seja mais um jogo.

 

Sabia que segundo o Projeto Etapas…?


A partir dos 4 anos, a média de banhos/duches por semana é de aproximadamente seis. O momento preferido para dar banho ou duche à criança, em 45% dos casos, é à noite antes do jantar.

49% dos pais com crianças dos 2 aos 7 anos utilizam os novos produtos para a higiene da criança, tais como as toalhitas de WC e papel higiénico húmido.

A partir dos 3 anos, a frequência de solicitação da ajuda de um adulto para se limpar depois de ir à casa de banho diminui.

Chama a atenção o facto de apenas 53% das crianças dos 2 aos 7 anos lavarem sempre as mãos antes de comer, enquanto que aproximadamente 30% o fazem frequentemente. Além disso, aproximadamente 40% das crianças só lavam os dentes uma vez por dia, não seguindo a recomendação dos especialistas em saúde oral (3 vezes por dia).

O estudo reflete o mau hábito de roer as unhas, muito comum entre a população infantil, atingindo 41% entre as crianças dos 3 aos 7 anos e com o valor máximo entre os 3 e os 4 anos de idade.
Postar um comentário