Finalização certa

Para que o liso fique perfeito, é necessário usar finalizadores depois da escova, como o Zero Gravity, da Sebastian. Ele prolonga o efeito do liso.

Enxague bem o cabelo

“Fios soltinhos e lisos são sinônimo de madeixas bem enxaguadas. Vale até diluir o produto usado na lavagem dos f ios em água, para testar se ele funciona melhor no seu cabelo”, ensina Brigitte Revollo, hairstylist do salão Brigitte’s Fine Arts (RJ).

Fique quieta!

Evite passar a mão no cabelo. Essa ação faz que a oleosidade das madeixas não desça para as pontas e f ique na raiz, ou seja, no couro cabeludo. Com isso, não há escova que aguente mais de um dia!

Cuidado no banho

“Se for tomar banho e não quiser lavar o cabelo, nada de touca plástica, que pode abafar os fios e gerar oleosidade. Opte pela toalha de tecido, que não permite que os f ios fiquem úmidos e protege do calor e da umidade na hora do banho”, ensina Brigitte Revollo.

Caviar nos fios

Faça sessões de tratamentos no salão de beleza. Técnicas como a Cauterização de Caviar repõem as vitaminas e ajudam a manter a beleza dos f ios.

Alisamento, já!

Se você tem os fios cacheados e muito volumosos, mas sonha com fios lisos, vale investir em escovas de alisamento como a Escova Primer ou a Escova London, que, apesar de alisar, são livres de formol.

Só na raquete

“Utilize uma escova estilo raquete para secar o cabelo. Ela pega mechas mais grossas e ajuda a dar o efeito totalmente liso, sem ondas”, explica Gladys Acosta, cabeleireira do salão Gladys Coi ffeur (RJ).

Enrola e alisa

Após aplicar o leave-in, enrole uma toalha limpa e deixe por uns 10 minutos. O abafamento vai fazer o produto penetrar mais nos fios, deixando-os mais maleáveis para a escova.

Brilho alisador

O spray de brilho pode ser usado antes da chapinha para encapar os f ios e deixá-los mais encorpados. Além disso, auxilia para que a prancha deslize melhor. Assim, até os f ios pesados se mantêm lisos por mais tempo.

Jato frio

Após fazer a escova, jogue um jato de ar frio no cabelo para dar movimento e selar as cutículas, evitando o frizz.

Touca vintage

“A tradicional touca que as nossas avós faziam ainda pode ser utilizada, mas evite prender o cabelo com grampos. A tração deles com o travesseiro tende a quebrar os f ios. Em vez disso, enrole-os (limpos e secos), contornando a cabeça, e cubra com um pedaço de meia-calça. Depois de duas horas, desenrole e enrole para o outro lado. Deixe mais duas horas e depois solte”, ensina Gladys Acosta.

Raiz lisinha

Para alisar só a raiz, faça um rabo de cavalo e prenda com um elástico grande e fofo, feito somente de tecido, pois estes não marcam nem quebram os f ios. Deixe preso por algumas horas e depois solte.

Escova sob medida

“Eu aconselho a usar uma escova menor na raiz do cabelo e uma de tamanho médio ou grande no comprimento e nas pontas. Evite as escovas térmicas e opte pelas de cerdas naturais ou mistas. Elas selam a cutícula do f io e deixam-no mais liso e com brilho”, diz Lidiane Silveira, cabeleireira do salão Werner Botafogo 2 (RJ).

Escova de maçã

Sonia Nesi, hairstylist do Studio Sonia Nesi, (RJ) explicaque essa técnica alisa sem dani icar os ios. “Ao ser aplicado,o produto age diretamente na camada de hidrogênio,mudando a estrutura dos ios”, a irma a especialista.

Prepare os fios

“Antes de começar o processo de escovação, faça uma pré-secagem. Divida o cabelo em quatro partes e, em seguida, solte uma delas, divida em mechas e inicie o brushing. E mais um truque indispensável.