13 de nov de 2013

Cientistas comprovam que maracujá traz muitos benefícios para a saúde

Benefícios do Maracujá



Sabor azedinho e a fama de calmante natural, fazem dele um dos preferidos nas casas de sucos. Só que nem todos sentem os benefícios do maracujá.
Agora, ao tomar um copo de suco de maracujá, além de sentir o sabor, já se pode ter certeza de estar ingerindo propriedades medicinais importantes para saúde. Pesquisadores da Unicamp comprovaram que o maracujá realmente acalma e descobriram vários outros benefícios.
Em laboratório, cientistas estudaram quatro tipos do fruto, incluindo o azedo, o mais comum. A casca que sempre vai parar no lixo também foi avaliada. “Parte dela se aproveita para a produção de uma farinha que é recomendada para pessoas que têm nível elevado de glicose para reduzir, pelo menos, de 15% a 20% este teor”, garante Glaucia Pastori, pesquisadora da UNICAMP.
Na polpa há vitaminas do complexo B, C, vitamina A, sais minerais além de um potente vermífugo identificado nas sementes. “Essas propriedades passam para o suco. Quando a pessoa ingere o suco, está consumindo”, explica.
A combinação de todos os nutrientes dão ao maracujá o poder antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo.
Apesar de não ter contra indicações os especialistas lembram que exageros devem ser evitados. O poder sedativo do maracujá é real e pode baixar a pressão.
Suco de maracujá
Ingredientes:
- polpa de 1 maracujá
- gostas de limão
- água Mineral
- mel para adoçar
- um pedaço de anis estrelado
Modo de preparo: bater no liquidificador e servir gelado. Pode ser coado.

Saiba mais sobre as propriedades da casca desta fruta saborosa

A parte branca da casca do maracujá é muito rica em pectina. Quando esta substância chega ao estômago, ela se transforma em um gel não digerível, fazendo com que tenhamos durante o dia inteiro a sensação de estarmos saciados. Com isso, você passará a sentir menos fome e poderá comer porções menores em suas refeições. Logo, o emagrecimento é fácil e garantido.
A farinha feita com a casca do maracujá apresenta em sua constituição 20% de pectina. Também possui muitas fibras que ajudam a fazer uma “faxina” no organismo, eliminando toxinas que ficam acumuladas no corpo e prejudicam alguns órgãos, além de atrapalhar o metabolismo, que consequentemente, atrapalham a digestão e nos deixam mais “inchadas”.
Mas para que esse efeito faxina funcione, é necessário beber mais de 2 litros de água por dia. O que vem a calhar, pois é uma desculpa para manter seu corpo sempre hidratado, e isso ajuda na estética também, deixando a pele mais macia e gostosa.

Aprenda a fazer a farinha da casca de maracujá

  1. Escolha maracujás de casca lisa (sem nenhuma ruga) na quantidade que você desejar;
  2. Parta a fruta ao meio e retire toda a polpa;
  3. Parta as bandas da casca em pedaços menores;
  4. Coloque as cascas em uma assadeira e leve ao forno médio por trinta minutinhos;
  5. Mexa de vez em quando;
  6. Retirar as cascas do forno quando estiverem torradas;
  7. Colocar as cascas no liquidificador e bater por alguns minutos;
  8. Peneirar o pó resultante do liquidificador;
  9. Guarde a farinha em um pote de vidro, bem fechado e à temperatura ambiente.
OBS: Essa receita rende pouco, por isso é bom fazer com uma grande quantidade de cascas se desejar utilizar a farinha diariamente.

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