13 de set de 2013

De 0 a 2 anos

Os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato, como os livrinhos de pano e de banho, feitos com figuras brilhantes e materiais diversos. Os bebês realmente vibram com os livros pequenos, pois podem segurá-los sozinhos. A participação dos pais nessa fase do desenvolvimento é fundamental para novas descobertas e aprendizagens.

De 3 a 5 anos 

 A partir dos três anos, a criança passa a ter um vocabulário mais amplo. Recomenda-se ler histórias e pedir a colaboração dela para ajudar a recontá-las. Ainda não faz a distinção entre realidade e imaginário infantil. A criança está consolidando a linguagem. Por isso, é importante adequar o texto à imagem, ou seja, as palavras devem corresponder às imagem

De 6 a 8 anos 

 Aos seis anos, a criança mostra interesse pelo significado das coisas e quer escrever, além de ler. Começa a se interessar por operações de memória. Os traços já mostram objetos visuais: desenha árvores, carros, figuras humanas etc. Época em que se acelera a compreensão sobre o uso da linguagem.

  • De 9 a 10 anos

    O pré-adolescente está pronto para ser estimulado a criticar, refletir, julgar, sintetizar, observar, analisar, enfim, a fazer uso de habilidades operatórias. Pode ser ensinado a consultar dicionários, realizar pesquisas, ir a bibliotecas, falar com entusiasmo dos livros que já leu, além de ser incentivado a escrever muito.

 

Postar um comentário