7 de abr de 2013

O seu bebé já tem trinta meses


dodot.com seleccionou para si artigos dos melhores especialistas internacionais, revistos pelo Instituto Dexeus. Esperamos que a ajudem a desfrutar ainda mais desta etapa de desenvolvimento do seu bebé.

INDEPENDÊNCIA VS. CONTROLO 

A independência é essencial para o desenvolvimento de uma boa auto-imagem da criança. O controlo é uma questão paternal. Os pais necessitam de respeitar a necessidade de autonomia da criança. 
hoje falamos de:



Fale com o pediatra do seu filho - está na altura de marcar outra consulta de rotina. 
segurança do bebé

PREVENÇÃO CONTRA INTOXICAÇÃO 

Nos últimos 20 anos, uma das maiores melhorias na saúde e na segurança das crianças foi uma maior prevenção de acidentes de intoxicação. Seguem-se algumas ideias para ajudar a sua família a tornar a casa mais segura:

* Mantenha todos os remédios em frascos à prova de crianças. Verifique os remédios das pessoas que os visitam para se certificar de que também se encontram em frascos à prova de crianças.

* Isole os suplementos dietéticos e as vitaminas dos adultos. Estes podem ser muito perigosos para as crianças. Não os partilhe, nem intencional nem acidentalmente.

* Nunca se refira a um remédio como se fosse um rebuçado. Os rebuçados são para mostrar; os remédios não o são. Tenha especialmente cuidado com os comprimidos de ferro, pois estes parecem - e inicialmente sabem a - rebuçados. Ingerir demasiado ferro pode ser fatal.

* Coloque todos os produtos de limpeza num armário fechado. Debaixo da banca não é um bom lugar numa casa com crianças pequenas.

* A área da garagem e da oficina deverá ser proibida aos seus filhos a não ser que estejam sob a supervisão directa e permanente de um adulto.

* Observe os produtos e os artigos que pessoas como os canalizadores, os electricistas, e outros, trazem para sua casa ou pátio como parte do trabalho deles.

* Mantenha as bebidas alcoólicas fechadas e faça sempre as limpezas depois de uma festa antes de se ir deitar para evitar que os seus festejantes madrugadores se metam em sarilhos. O álcool é um veneno para as crianças pequenas.

* Tenha cuidado quando comprar plantas para casa e para o jardim. Pergunte num garden-center conceituado quais as plantas que podem ser venenosas ou consulte o centro local de intoxicação. Desista da dedaleira para o jardim até que o seu filho seja mais velho e procure outra coisa que não um loendro para uma cerca.

* Tenha em mente que os cosméticos, especialmente os óleos e os produtos à base de álcool podem ser prejudiciais para crianças pequenas. Mantenha estes produtos num local elevado e fora do alcance e coloque os seus produtos de maquilhagem fora da vista dos pequenos imitadores.

Se suspeitar de uma intoxicação, telefone imediatamente para o pediatra ou para o centro de controlo de intoxicação. Mantenha o xarope de ipeca à mão, mas dê-o apenas se receber instruções nesse sentido. Dirija-se ao consultório ou à urgência conforme indicado. Leve consigo o frasco de remédio, a planta ou o produto químico em questão para uma identificação mais rápida e para um tratamento específico. 
sugestão

APOSTE EM LIVROS 

Consulte a biblioteca local. À medida que o seu filho fica mais velho, vai gostar de escolher livros para ler e para levar para casa. As horas de contar histórias são muito populares nesta idade e muitas bibliotecas oferecem essa possibilidade. Seguir o fio condutor de uma história é uma grande vitória para crianças desta idade. As bibliotecas muitas vezes têm avisos de programas e serviços para crianças disponíveis para toda a comunidade.

Informação: Está a pensar em pôr o seu filho em aulas? Piano, violino, ginástica, natação? Tenha em mente que a tarefa principal de aprendizagem para crianças desta idade é descobrirem acerca deles próprios e acerca deles próprios relativamente às outras pessoas. As capacidades cognitivas e motoras específicas podem não ser totalmente mantidas de uma aula para a outra e a pressão para as desempenhar pode na realidade ser prejudicial nesta idade. Julgue a adequação das aulas através da reacção do seu filho à actividade. Se ele não se estiver a divertir nem estiver ansioso pelas aulas, esteja preparada para desistir por agora. Não é uma questão de inteligência nem de habilidade - relaciona-se mais com a concentração e o temperamento. . 
como pode actuar

ESCOLHER OUTRA COMPANHIA 

As crianças de três anos de idade ganham muito em estar com outras crianças. Nada que você possa fazer compensa a excitação que as outras crianças proporcionam. Se o seu filho não estiver numa escola pré-primária nem num infantário, terá de fazer um esforço extra para que ele participe num grupo ou numa actividade de divertimento regular. Os problemas de comportamento surgem nesta idade quando as crianças se aborrecem em casa. E se tiver de escolher entre dois ou três dias completos na escola pré-primária e cinco meios-dias, escolha o último. Para a maioria das crianças, o dia mais curto é mais fácil e tendo a mesma coisa todos os dias facilita a habituação. No entanto, muitas crianças de três anos dão-se bem com o horário de dias completos, portanto esteja atenta para ver como reage o seu filho.

Sugestão Rápida: Recebeu um recado em casa da professora da escola pré-primária relativamente a uma questão de comportamento ou de aprendizagem? Não o ignore. A maioria dos professores da escola pré-primária são observadores experientes de crianças e têm perspectivas preciosas para partilhar. Comunique as preocupações deles ao pediatra para poderem trabalhar juntos para descobrirem o que está por trás dessa questão. Muitas famílias ficam na defensiva e perdem uma oportunidade de aprenderem o modo como os filhos estão a dar-se no mundo exterior. No que respeita à resolução das preocupações da escola, quanto mais cedo melhor. 
momentos chave no desenvolvimento do bebé

VIVER COM ENTUSIASMO 

À medida que se aproxima o terceiro aniversário do seu filho, ele começará a fazer todo o tipo de coisas emocionantes sozinho, como subir as escadas, andar para trás, saltar e até andar sobre uma roda grande. Desfrute do espírito de fascinação e de aventura com o qual o seu filho consegue esta nova independência física. 
comentários finais



Este Verão, enquanto trata das plantas, ensine ao seu filho a origem dos alimentos. Escolha algumas sementes com o seu filho e semeie-as com ele. Lembrem-se de as regar todas as tardes antes de jantar. Esta é uma tarefa que leva tempo e que exige tanto dedicação como paciência. Naturalmente, receberão a recompensa quando chegar o momento de provar os legumes. 

O nosso serviço 'Crescendo com Dodot' termina com este último envio. Esperamos que lhe tenha sido de utilidade.

Informamos que pode continuar a obter informação prática para si e para o seu filhote em kandoo.pt, uma divertida página web onde descobrirá um sem fim de truques para que o seu filho/a inclua a higiene na sua rotina diária. Além disso, poderá conversar com outros pais no fórum Kandoo e desfrutar de todos os conteúdos personalizáveis: diários, álbuns de fotos, postais e screensavers personalizados...
16/10/2012
Postar um comentário