27 de mar de 2013

Dengue


Dengue Clássica
Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.
Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.08/02/2013*
Modos de ensina as vogais as crianças#@
Trabalhando as vogais com crianças de 3 e 4 anos

As vogais é o começo do processo de descoberta tanto da escrita como da leitura, e tudo depende de como vamos trabalhar isto. Primeiramente trabalho a vogal A, trabalho uma de cada vez, pois eles precisam fixar bem. Então começo o dia falando sobre as vogais, então mostro elas no uniforme deles, no nome dos amiguinhos e então saio da sala com toda a turma recolhendo objetos pela escola. Então na sala eu escrevo no quadro a letra A bem grande e juntos vamos procurar no nome dos objetos que recolhemos. E procuro sempre desafiá-los pedindo que eles circulem no quadro a vogal A. E só depois eu vou para o caderno, no caderno de desenho eles vão colar bolinhas de papel em cima de vogal, irão pintar desenho onde aparece a vogal ( abelha ), depois eles irão cobrir pontilhado da vogal e só depois eles irão escreve-la sozinhos. É cansativo e trabalhoso ( para nós professores ) mas no final é recompensado quando eles identificam a vogal sozinhos. Depois do passeio, da leitura do livro etc...
Problematize com as crianças as observações feitas e registre no quadro, cartazes e outros o conhecimento construído pelas crianças, ou seja, as idéias do coletivo. A partir do que foi registrado, problematize as letras, os sons, as sílabas, palavras, espaços entre as palavras, etc. Desta forma estaremos indo além das vogais.
Problematize também as palavras contextua lizadas e após dialogar no quadro peça as crianças que identifiquem as letras montando as palavras utilizando o alfabeto móvel e esta atividade é muito legal quando é feita em grupo, pois as crianças aprendem umas com as outras e discutem suas hipóteses. Brinque com o boliche colondro nas garrafas as letras das palavras contextua lizadas.
Solicite as crianças construírem as letras utilizando massinha, incentive as crianças a registrarem as palavras significa tivas, dialogando letras por letras e muitas outras atividades.
Faça um passeio - estude com as crianças a horta do bairro, padaria, mercadinho, etc. Discuta receitas, livros de literatura, conceitos do dicionário Aurélio, outros tipos de textos que possam trazer informações sobre alimentação. Coloque em prática algumas receitas. Peça que as crianças registrem através de desenhos (hipóteses no contexto atual das crianças) o que observaram e compreenderam. Partindo de um texto converse sobre as palavras. Converse também sobre a escrita das palavras das verduras plantadas na horta, observando as letras e etc.
A criança nesta faixa etária esta preocupada em compreender o mundo que a cerca. Devemos possibilitar a elas conhecerem o mundo da leitura e escrita de forma prazerosa.

O PROJETO

Inicialmente monta-se o jogo de boliche em garrafas pet e em cada uma colamos as vogais [confeccionada em EVA] cada garrafa são enfeitadas por dentro com cores diferentes. Use pra jogar várias vezes com eles e fazer uma atividade de registro onde colocava-se o nome do vencedor do jogo de boliche e pinta-se as vogais do nome dele.

Monte um painel no papel pardo que pode ser as vogais divididas em colunas e peça para as crianças procurarem em revistas imagens que comecem com as vogais estudadas, para serem coladas no painel junto da vogal cor respondente.

Faça um trabalho de punção com cada vogal.
Faça as vogais em tamanho 72 na letra arial no computador e peça as crianças que furem o no sentido em que se escreve a letra com a ponta do lápis bem afiada.

Além disso pode usar as músicas do Pat ati e Patatá que trabalha vogais e uma outra que é sugerida aqui.
Também pode montar um painel com desenhos que comecem com as vogais.
Ex: A rara e o desenho da arara. Esse painel é lido todos os dias no inicio da aula.

Selecione palavras pequenas que contenham vogais, coloque em cada criança chachas bem grandes com as letras de cada palavra. A idéia é a seguinte. A professora diz a palavra e pede para que as crianças identifiquem as vogais de cada palavra.
É preciso também trabalhar o som.
EX: A ABELHA, começa com ? E lesante comeda com?
Através do nome delas as crianças também aprendem as letras e vogais.
Pode se escrever as vogais em caixa alta em uma folha de sulfite uma para cada criança e pedir para elas perfurarem as letrinhas (material utilizado agulha sem ponta, ou palito de churrasco, espuma ou isopor) Fazer as letras também e pedir para que eles passem o dedo com cola colorida em cima das letrinhas ou circule a vogal A do seu nome e dos seus colegas.
Brincar de pescaria das vogais
Pode se confeccionar uma caixa surpresa com vários objetos que iniciem com as vogais e realizar a brincadeira do limão entrou na roda e explorar cada objeto com as crianças, como por exemplo imitação de gestos e sons e após solicitar o registro através de desenho ou confecção de um painel coletivo.

Poema ou Música

No meio do mar tem A
No meio do ecu tem E
No meio do rio tem I
No meio do sol tem O
No meio da lua tem U
E no meu coração
Tem amor pra chuchu

SUGESTÕES DE MÚSICAS

Música:
ritmo: minha machadinha
A,A,A faz a abelina
A,A,A faz a abelhinha
produzindo mel na sua colme inha
produzindo mel na sua colme inha
E,E,E faz o elefante
E,E,E faz o elefante
dançando e pulando com seu pé gigante
dançando e pulando com seu pé gigante
I,I,I faz o índiozinho
I,I,I faz o índiozinho
pescando e nadando no seu Riozinho
pescando e nadando no seu Riozinho
O,O,O faz o óculos da vovó
O,O,O faz o óculos da vovó
todo quebradinho numa perninha só
todo quebradinho numa perninha só
U,U,U faz o ursinho
U,U,U faz o ursinho
brincando na floresta com seus irmãozinhos
brincando na floresta com seus irmãozinhos

OU...

A,A,A minha abelhinha
A,A,A minha abelhinha
Toda cansadinha com uma asa só
Toda cansadinha com uma asa só
E,E,E minha escovinha
E,E,E minha escovinha
Venha escovar a minha boquinha
Venha escovar a minha boquinha
I,I,I o índio se escondeu
I,I,I o índio se escondeu
Quando viu a amiga ele apareceu
Quando viu a amiga ele apareceu
O,O,O o óculos da vovó
O,O,O o óculos da vovó
Todo quebradinho de uma perna só
Todo quebradinho de uma perna só
U,U,U o urso se escondeu
U,U,U o urso se escondeu
Quando viu o amigo ele apareceu
Quando viu o amigo ele apareceu
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